CNI eleva a 4,2% previsão de crescimento do PIB em 2007
A estimativa para o crescimento do PIB em 2007 foi elevada para 4,2%, ante projeção de 3,4% divulgada em dezembro, informou a CNI em informe conjuntural divulgado nesta sexta-feira. "Duas razões explicam o aumento de 0,8 ponto percentual da nova previsão do PIB global em relação à anterior: a mudança de metodologia de cálculo adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o dinamismo maior do que o esperado da economia no primeiro trimestre deste ano", justificou a entidade na nota. A estimativa de crescimento da indústria, contudo, foi reduzida para 4%, ante projeção anterior de 4,2%.
A CNI calcula que a indústria de transformação terá o pior desempenho do setor, com crescimento de 3,3 por cento, seguida da indústria de serviços de utilidade pública (+4%), da construção civil (+4,8%) e da extrativa mineral (+6,5%).
Para a CNI, a tendência verificada nos últimos dois anos de concentração do crescimento industrial em alguns setores, como máquinas e equipamentos, informática, alimentos, metalurgia básica e veículos automotores, tende a se intensificar este ano.
"Dentre as razões que explicam o desempenho setorial heterogêneo da atividade industrial, destacam-se a demanda externa - direcionada, em grande parte, para produtos básicos - e a taxa de câmbio", afirmou a CNI.
Para a entidade, o câmbio valorizado afeta principalmente setores intensivos em mão-de-obra que competem nos mercados internacionais.
Comentários