Hipertensão é 'epidemia silenciosa', diz relatório
Tais enfermidades matam 1,9 milhão de pessoas por ano na União Européia, segundo dados apresentados pelo membro do Parlamento Europeu Georgs Andrejevs, da Letônia.
Ao redor do mundo, a alta pressão sangüínea atinge aproximadamente 1 bilhão de pessoas, número que deve aumentar em 60% até 2025.
"As conclusões significativas do relatório Impacto da Alta Pressão Sangüínea demonstram a urgência para a necessidade de uma ação política nessa área", disse Andrejevs.
"O relatório destaca o impacto global e os desafios da hipertensão na saúde dos cidadãos e alerta para o perigo de negligenciar o efeito da hipertensão como um mero sintoma."
Morte
A hipertensão resulta em enfraquecimento, cegueira e morte por ataque cardíaco, derrame, falhas no coração ou doença nos rins.
A União Européia quer agora elaborar uma estratégia para combater a doença e, dessa forma, conter os gastos da saúde pública em tratamentos.
Uma das medidas que estão sendo consideradas é o investimento em campanhas de prevenção e educação para incentivar um estilo de vida mais saudável – boa dieta alimentar, exercícios físicos, redução de sal e açúcar, menor consumo de álcool e abandono do cigarro.
O primeiro passo será a assinatura da Declaração sobre a Alta Pressão Sangüínea até o próximo dia 9 de maio.
Comentários