Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 19 de Abril de 2007 às 15:32

    Imprimir


O Dia das Mães, data de maior movimento para o varejo depois do Natal, deve impulsionar as vendas de produtos de menor custo, como móveis, informática e telefones celulares, apontam os números de uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à Universidade de São Paulo (USP).

"Isso deve acontecer porque muitos consumidores estão em financiamentos caros, como os de automóveis, que acabam enxugando as possibilidades. Como a sobra (de renda) será menor, a opção será os produtos baratos", disse o professor Claudio Felisoni de Angelo, um dos organizadores do estudo.

De acordo com a sondagem Expectativas de Consumo, divulgada nesta quinta-feira, a estimativa da parcela de renda que sobrará no bolso do paulistano depois de pagar outros compromissos entre abril e junho caiu para 11,7%, ante 20,6% no mesmo período de 2006. Entre janeiro e março de 2007, o número foi de 16,9%.

Segundo a pesquisa, os móveis atraem 10,8% dos interessados em fazer compras no trimestre. Em seguida, aparecem os produtos de informática, com 10%.

Apesar das perspectivas de desaceleração do crescimento das vendas de celulares, os consumidores enxergam os telefones móveis como terceira principal opção nas intenções de compra, com 9%.

"O Dia das Mães vai ajudar um pouco a ampliar esse mercado (celular) que ainda não se transformou definitivamente em um mercado de substituição de aparelhos", afirmou o professor.

Especialistas do setor de telecomunicações afirmam que as operadores atualmente têm mais interesse em ampliar a receita por usuário e as margens do que em elevar a base de assinantes rapidamente.

Na terça-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que a base de celulares no país chegou a 102,13 milhões de unidades em março, com um avanço de quase 1 milhão de aparelhos em relação ao mês anterior. Em 12 meses, o crescimento de usuários de telefonia móvel foi de 14,3%.

A sondagem da FIA pesquisou os setores de linha branca (máquinas de lavar, secar, geladeira), eletroeletrônicos, móveis, material de construção, automóveis, telefonia e celulares, informática, foto e ótica (máquina fotográfica, filmes, óculos), cama mesa e banho e autopeças.

Móveis

O destaque para os móveis é um sinal de que as pessoas já reformaram suas casas ou adquiriram novas moradias, declarou o professor da USP.

No trimestre anterior, os gastos com material de construção ocupavam o terceiro lugar na lista de intenção de compra, com seis por cento. Na atual sondagem, eles recuaram a 4,4%.

A perspectiva de o cenário da pesquisa se concretizar pode ser medida pelo índice de consumidores que não pretendem fazer compras neste trimestre.

No começo do ano, em meio às liquidações depois do Natal, o número era de 54,8% e agora, perto do Dia das Mães, ele é de 45,2%. No segundo trimestre do ano passado, o nível era de 30,8%.

A pesquisa entrevistou 500 consumidores na cidade de São Paulo e o levantamento tem margem de erro de 5%.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231534/visualizar/