TV está em 97,1% dos lares brasileiros
A Eletrobrás está com estudos avançados com fabricantes de TV para estimular a eficiência energética na indústria de televisores por meio da concessão do Selo Procel, que certifica aparelhos que economizam energia. "Essa cobertura (de televisores) faz com que seja importante reduzir o consumo dos aparelhos de tevê, pois, mesmo no modo stand by, a quantidade de energia gasta não é desprezível", explicou o chefe do Departamento de Planejamento e Estudos de Conservação de Energia da Eletrobrás/Procel, Luiz Eduardo Menandro de Vasconcelos, segundo nota da companhia.
Gráfico da pesquisa mostra que no horário entre 19h e 21h, a TV gasta mais energia que os refrigeradores, e fica atrás apenas de lâmpadas e chuveiros. A pesquisa identificou também que apesar de existirem freezers em 23,2% das residências do País, um quarto deles não é usado. "As pessoas descobriram, durante o racionamento de 2001, que não precisavam mais do freezer. A estabilidade dos preços fez com que eles se tornassem antieconômicos, pois gastam muita energia", observou Luiz Menandro, de acordo com a nota.
O chuveiro elétrico, presente em 73,1% das residências do país, ainda é o responsável pela maior fatia do consumo de energia de uma casa - 23,9% -, mas, após o racionamento de 2001, teve sua utilização diminuída para 22,9%.
Comentários