Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 18 de Abril de 2007 às 14:14

    Imprimir


O estudo concluiu também que, apesar de ser mais seguro para seu próprio motorista, um carro grande e moderno é muito mais perigoso para o ocupante do outro carro envolvido no acidente.

Motoristas atingidos por carros grandes têm duas vezes mais chances de morrer do que se o outro carro for menor.

A pesquisa foi realizada pelo Laboratório de Pesquisa de Transportes (TRL, na sigla em inglês) para o Departamento de Transportes da Grã-Bretanha.

Segundo o estudo, motoristas têm 46% mais chances de morrer em um acidente se o outro carro for registrado entre 2000 e 2003 do que se forem atingidos por um veículo mais antigo, fabricado entre 1988 e 1991.

Maiores e mais pesados

Os carros modernos têm mais acessórios para segurança, como múltiplos airbags, proteção para colisões laterais e carrocerias mais fortes. O problema é que esses extras tornam os carros atuais cerca de 20% mais pesados do que os veículos fabricados há dez anos.

Os fabricantes também aumentaram o tamanho dos veículos para atender a demanda por carros maiores e mais possantes.

O Golf moderno da Volkswagen, por exemplo, é meia tonelada mais pesado do que o modelo original de 1976, além de ser 60 centímetros mais longo e 12 centímetros mais alto.

Isso significa que, no caso de uma colisão lateral, há mais chances de que a estrutura de um veículo moderno esteja localizada acima da estrutura de um carro menor. Sem a proteção da parte mais forte da estrutura, o motorista do veículo menor tem mais chances de morrer no acidente.

Testes

"As melhoras vieram a um custo: um carro mais moderno tende a ser mais agressivo do que um carro mais velho no caso de uma colisão", disse o estudo.

Segundo o TRL, o fato de que os carros mais modernos são mais seguros para seus próprios ocupantes e mais perigosos para os outros ajuda a explicar porque as mortes no trânsito não caíram significativamente nos últimos anos.

Em 1998, 1.696 ocupantes de veículos morreram em acidentes na Grã-Bretanha, comparado com 1.675 em 2005, uma redução de apenas 1.2%.

Os carros modernos costumam ter resultados melhores em testes de colisão do que em 1998. Mas esses testes medem apenas o quanto o veículo protege seus ocupantes e pedestres, mas não a destruição que causa em outros veículos.

Grupos de segurança no trânsito pediram para que a indústria automobilística realize testes extras para medir o risco que um carro apresenta para ocupantes de outros veículos.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231743/visualizar/