Deputado Riva continua luta por Unemat em Cuiabá
O parlamentar apresentou ainda, emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias prevendo a instalação da instituição em Cuiabá. Com o risco de a Unemat perder receita, Riva sugeriu ao governo o aumento no percentual progressivo de repasses por meio de uma PEC, que, se convergida, determinará percentual de 2,5% sobre a receita corrente liquida (RCL). “Não dá para promover investimento e ampliar a estrutura numa única fonte”, argumenta Riva. O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é fonte atual de destinação de repasses.
No ano passado Riva, apresentou também emenda aditiva à Proposta de Emenda Constitucional nº 01/06 que prevê instalação de campus, até 2008, em cidades ou aglomerados com mais de 150 mil habitantes.
Em 2007, o deputado Riva - para garantir mais um estabelecimento público de ensino superior em Cuiabá - apresentou indicação para que o prédio que abrigava o Centro de Formação de Praças no CPA III (CEFAP), fosse utilizado para instalar a faculdade na capital- o local está abandonado. “A estrutura física já está sendo comprometida. É possível a recuperação, pois o prédio comporta as necessidades atuais de uma faculdade naquele lugar”, disse.
Riva lembrou que o único estabelecimento de ensino público de nível superior em Cuiabá é a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a qual possui altos índices de concorrência. "O sonho de ingressar em uma universidade é comum a praticamente todos os estudantes que concluem o Ensino Médio. A Unemat tem possibilitado a concretização desse sonho em diversos municípios”, explicou.
Atualmente, a Unemat está presente em 114 municípios por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. São 11 campus instalados em Cáceres, Sinop, Alto Araguaia, Alta Floresta, Barra do Bugres, Luciara, Juara, Colíder, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra. Tem 13 núcleos padagógicos atendendo aproximadamente 14 mil acadêmicos.
Comentários