Diretores do Sindileite levam propostas ao secretário da Agricultura
De acordo com o presidente da entidade e assessor da diretoria da Ocepar, Wilson Thiesen, a cadeia produtiva do leite no Paraná tem uma importância fundamental, seja pelo aspecto econômico ou pelo papel social que desempenha, viabilizando sobretudo a pequena e média propriedade rural. “Por essa razão, e preocupados com o desenvolvimento e a consolidação da atividade, o Sindileite está propondo um plano de trabalho conjunto com a Seab”, disse Thiesen.
Propostas - Entre as propostas apresentadas estão a de um trabalho conjunto para melhoria da qualidade do leite, visando ao desenvolvimento do padrão “Qualidade Paraná” para os produtos lácteos; e o combate à fraude e produtos clandestinos, numa ação conjunta entre os Serviços de Inspeção Federal e Estadual. Os representantes do setor pedem também apoio à política de marketing, para valorizar as marcas paranaenses, além de projetos de estímulo à produção e à industrialização, propiciando acesso a linhas de crédito do governo federal.
Outra reivindicação do Sindileite é a adequação tributária de incentivos ao setor. “Temos recebido um bom tratamento da Secretaria da Fazenda, mas a guerra é dinâmica. Quando conseguimos algumas vantagens aqui, outros Estados proporcionam novos incentivos e ficamos sempre em desvantagem”, disse Wilson Thiesen. Os representantes das indústrias de laticínios sugerem também a criação de um setor de informações e estatísticas confiáveis sobre a cadeia produtiva, que permita conhecer o número de produtores existentes no Estado, o perfil de cada um, com projeção sobre a tendência de produção. “Queremos saber também o número de indústrias instaladas e sua capacidade de produção, bem como o volume de leite in natura que sai do Estado”, esclareceu o presidente do Sindileite.
Fortalecimento da cadeia - O secretário Valter Bianchini considerou as sugestões importantes e acredita que não vai haver dificuldade para que sejam viabilizadas. “São pontos importantes, que contribuem para o fortalecimento dessa cadeia produtiva, bem como da agricultura familiar. Vamos analisar detalhadamente as reivindicações e, no que depender da Secretaria da Agricultura, faremos o possível para que se concretizem”, adiantou Bianchini.
O secretário lembrou ainda que o governador Roberto Requião tem sido sensível às questões da agricultura familiar, ainda mais quando se trata de leite e seus derivados. “O leite é um dos produtos prioritários do governo. Estamos conquistando o mercado pelo padrão de qualidade e temos o Programa Leite das Crianças como prova de uma parceria bem sucedida com os laticínios. Por isso vamos nos empenhar para que essas ações se consolidem”, disse o secretário da Agricultura. Bianchini sugeriu, inclusive, a criação de uma câmara técnica para acompanhar a implementação das propostas.
Comentários