Senado aprova indicação de Bedran para Anatel
Bedran, que havia sido sabatinado na Comissão de Infra-Estrutura do Senado na semana passada, foi aprovado por 44 dos 49 senadores presentes no plenário no fim da tarde de hoje. Cinco votaram contra a sua indicação.
O resultado da votação será encaminhado agora ao Planalto a fim de que Bedran possa ser nomeado formalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na agência desde a sua criação, o procurador, que ajudou a elaborar todo o processo de privatização e a legislação do setor, foi indicado para o conselho pelo ministro das Comunicações Hélio Costa.
A expectativa é a de que a nomeação de Bedran ocorra junto com a de outro diretor, o embaixador Ronaldo Sardenberg, ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Fernando Henrique Cardoso, também já aprovado pelo Senado, mas ainda não nomeado pelo governo.
Sardenberg, que é cotado para assumir a presidência do órgão regulador, foi convidado para o cargo pelo presidente Lula, com o apoio do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e acabou se consolidando como um nome de consenso no governo para o cargo. O mandato de Plínio de Aguiar Júnior como presidente da agência termina no fim de junho.
A nomeação dos novos conselheiros deverá dar mais agilidade aos trabalhos da agência, cujo colegiado atua com apenas três conselheiros (quorum mínimo para deliberações) desde novembro de 2006, o que exige unanimidade nas decisões, e inviabiliza reuniões quando um dos diretores viaja.
Comentários