Perdas de arroz e milho podem chegar a 30% em MT
O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antonio Galvan, destacou que “A safra 2006/07 foi totalmente atípica. Tivemos um período de falta de chuva, no começo do plantio, depois chuva em excesso na época da colheita da soja e agora falta chuva novamente para o arroz e o milho. Vamos ter uma quebra significativa nesta safra”.
Os produtores encaminharam documento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Reforma Agrária (Mapa), relatando os prejuízos e solicitando a inclusão deste fator nas negociações de refinanciamento das dívidas. “A situação é preocupante e esperamos que o Ministério considere este fenômeno e autorize a prorrogação das parcelas que estão vencendo”, justifica Galvan.
Segundo ele, as regiões mais prejudicadas com a falta de chuvas em Mato Grosso estão localizadas no norte, onde as perdas nas lavouras já colhidas de arroz podem ultrapassar 30%. A área de influência da BR-163 – abrangendo os municípios de Lucas do Rio Verde, Ipiranga, Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Tapurah – que responde por mais de 30% da produção total de soja no Estado, é a mais afetada pela falta de chuvas. As informações são do Diário de Cuiabá.
Comentários