Pedófilo virtual é semelhante ao real, diz estudo
"Há muitas características semelhantes entre os dois tipos de pessoas", disse o professor David Middleton, da Universidade De Montfort, na Inglaterra. "Podemos identificar um conjunto de indivíduos em ambos os grupos." Apesar de alguns internautas terem sido considerados culpados de abuso de crianças, Middleton e sua equipe descobriram que a maior parte não tinha qualquer condenação anterior.
A pornografia infantil na Web é um problema crescente no mundo todo. Um grupo britânico de monitoramento, a Internet Watch Foundation, recebeu nos primeiros seis meses de 2006 mais de 14 mil denúncias de conteúdo potencialmente ilegal, um aumento de 50% ante o mesmo período do ano anterior.
Middleton, que apresentou sua pesquisa a uma conferência de psiquiatria em Praga, comparou características psicológicas de 231 internautas condenados e de 191 pedófilos. Dificuldade em estabelecimento e manutenção de um relacionamento compatível em termos de idade foi outra característica comum encontrada nos grupos.
"Quanto mais destes marcadores eles têm em suas características psicológicas, mais inclinados eles podem estar a intensificar seu comportamento", disse o pesquisador.
Comentários