Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 16 de Abril de 2007 às 17:35

    Imprimir


Dois tiroteios ocorridos hoje na Universidade Virginia Tech, em Blacksburg, nos Estados Unidos, causaram a morte de 32 pessoas e feriram outras 28, segundo a Fox News citando fontes federais americanas. Os disparos começaram num alojamento do campus, o West Ambler Johnston Hall, e depois foram ouvidos num segundo prédio da engenharia, chamado Norris Hall. A polícia informou que o suspeito de ser o atirador foi morto, mas não foi esclarecido se ele foi morto pela polícia ou causou sua morte.

"Temos uma cifra aproximada das vítimas. É em torno dos 20 mortos", afirmou o chefe da polícia da Virgínia Tech, Wendell Flinchum. Ele acresentou que não está claro ainda se o atirador era um estudante, embora muitos dos mortos o fossem. "Alguns foram baleados em plena aula", afirmou.

Esse foi um dos piores crimes do tipo no campus de uma universidade nos EUA desde que Charles Whitman abriu fogo do alto da torre no meio do câmpus da Universidade do Texas, em Austin, no dia 1º de agosto de 1966. Whitman matou 15 pessoas, incluindo sua mãe e mulher na noite anterior e deixou outras 31 pessoas feridas.

O caso também lembra o chocante massacre ocorrido na escola de ensino médio de Columbine, no Estado do Colorado. Os studantes Dylan Klebold e Eric Harris mataram 13 pessoas, entre colegas e professores, e se suicidaram depois, em 20 de abril de 1999.

Alerta no campus

Após o começo do tiroteio, as autoridades pediram que os estudantes e funcionários ficassem dentro dos prédios. Foi solicitado também que ninguém se dirigisse à universidade. As aulas foram canceladas hoje e amanhã.

"Um atirador está à solta no campus. Permaneçam nos prédios até segunda ordem e fiquem longe das janelas", diz o comunicado publicado no site da instituição.

"A universidade está comovida e horrorizada (...). Ofereço meus mais profundos e sinceros pêsames aos familiares das vítimas", disse em entrevista coletiva Charles Steger, presidente da universidade. Steger disse que a primeira ligação de emergência à polícia ocorreu por volta das 7h15 (8h15 em Brasília), e, duas horas depois, se informou de outro tiroteio em um segundo edifício do centro.

As autoridades iniciaram o processo de identificação das vítimas e informaram que pelo menos um dos agressores foi morto. Ainda não se sabe que tipo de arma foi usada nos tiroteios, mas, devido ao alto número de mortos e feridos, especula-se que pode ter sido uma espingarda de alto calibre.

Um estudante que falou à rede de televisão CNN disse que a situação no campus era de verdadeiro "caos". A redatora-chefe do jornal do campus, Amy Steele, consultada pela CNN, disse ter conversado com estudantes presentes nos edifícios onde ocorreram os disparos.

"Muitos estudantes corriam para todos os lados, como loucos", contou Steele. "Um dos feridos é um estudante que pulou de uma janela para sair do alojamento".

O site da universidade diz que o campus teve dois alertas de bomba nos dias 2 e 13 de abril e foi oferecido um prêmio de US$ 5 mil dólares para quem levasse à prisão dos autores.

Feridos

Um porta-voz do Hospital Regional Montgomery informou que 17 estudantes estão sendo tratados por ferimentos do tiroterio. O Centro Médico Carilion New River Valley, em Christiansburg, afirmou que quatro pessoas com ferimentos de tiro foram hospitalizadas. Um deles está em estado crítico e outros três estão estáveis.

Em agosto de 2006, a Universidade Virginia Tech foi fechada depois que um prisioneiro escapou da prisão, assassinou um guarda e se refugiou na área. A universidade Virginia Tech, com 26 mil alunos, está localizada a cerca de 390 km de Washington.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232053/visualizar/