Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Abril de 2007 às 12:21

    Imprimir


O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, após visita ao município de Colniza (1.065 km ao Norte de Cuiabá), anunciou uma série de medidas emergenciais para a região. Carlos Brito, acompanhado do comandante geral da Polícia Militar, Adaildon Evaristo de Moraes Costa, e do diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa, esteve em Colniza na última sexta-feira (13/04). “Estamos atendendo a uma determinação do governador Blairo Maggi que deseja ampliar a presença do Estado na região”, disse o secretário anunciando para breve, visita a outros municípios da região, entre eles Cotriguaçu e Juruena.

Em Colniza, Carlos Brito visitou o Núcleo de Polícia Militar, e também a Delegacia da Policia Civil e Cadeia Municipal, estas últimas instaladas no mesmo local. Antes de retornar a Cuiabá no final da tarde, ele manteve reunião com representantes do poder Judiciário e Ministério Público na região.

Durante a reunião, realizada no Fórum da Comarca de Colniza, o secretário disse ao juiz Michell Lotfi Rocha da Silva e à promotora de Justiça Maísa Fidelis Gonçalves que vai transformar o Núcleo de Polícia Militar de Colniza em Comando de Policiamento de Área, onde o comando será exercido por um oficial superior. Ele também anunciou o aumento do efetivo das polícias militar e civil na região e a designação de um delegado definitivo para a comarca, além dar continuidade as tratativas no sentido de ampliar o quadro de agentes prisionais no município.

Com relação às viaturas das polícias militar e civil na região, Carlos Brito disse que serão tomadas todas as providências para que retornem o mais rápido possível à Colniza, tanto a viatura como a motocicleta da Polícia Militar que se encontra em conserto e, encaminhará ainda uma viatura da Polícia Militar, com compartimento de transporte de presos que se acha em Juína, para servir ao sistema prisional de Colniza.

Carlos Brito confirmou que serão realizadas reformas na cadeia pública local e, para isso, um engenheiro deve ir ao município nos próximos dias, para realizar vistorias e fazer os projetos necessários à ampliação da cadeia, melhorando as condições de vida dos presos e dos próprios agentes prisionais. Também serão feitas adequações físicas nas instalações no Núcleo de Policiamento de Área.

A partir do segundo semestre do ano, quando o curso de qualificação dos novos delegados, investigadores e escrivães da Polícia Judiciária Civil estiver concluído, um delegado será designado para a região. Como medida intermediária, até que o curso seja concluído, será designado um Delegado de Polícia para atuar em Colniza, respondendo concomitantemente pela comarca de Aripuanã.

Junto com os representantes do Judiciário e Ministério Público, o secretário de Justiça e Segurança Pública, definiu uma agenda pró-ativa na região e, entre as ações elencadas, está à realização no Distrito do Guariba, a cerca de 160 km de Colniza, de um mutirão de cidadania, objetivando atender à população local com a confecção de carteiras de identidade, certidões de nascimento, carteiras de trabalho, a realização de casamento comunitário, separações e divórcios consensuais, acordos de pensão alimentícia e outras atividades. O mutirão ainda não tem data definida.

Para viabilizar a concretização de algumas das ações no município, o Juiz e a Promotora de Justiça se comprometeram a intermediar, junto à Prefeitura Municipal e a sociedade civil organizada, por exemplo, a obtenção de um terreno para a construção do prédio da delegacia de polícia (ao lado de onde a mesma está instalada hoje), a fim de que o prédio atual possa ser incorporado à cadeia pública.

O secretário Carlos Brito considerou a viagem bastante produtiva e disse que a visita ao município, assim como outras que pretende fazer, em algumas regiões do estado, ajuda e agiliza o poder público na tomada de decisões, refletindo de forma positiva junto à população.

“O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, está atento às necessidades do município de Colniza e, nossa visita de trabalho à região foi justamente no sentido de agilizar as decisões que devem ser tomadas com o objetivo de melhorar as condições de segurança da população”, salientou.

Carlos Brito disse que após a adoção dessas medidas emergências outras estruturas e serviços do Governo estarão sendo disponibilizadas à população de Colniza. “O Governo do Estado já vem fazendo ações nesse sentido como as realizadas no sentido de viabilizar a construção do prédio do Fórum da Comarca de Colniza”, disse o secretário.

Também participaram da reunião o delegado regional, Sebastião Lopes, o comandante do Comando de Policiamento de Área de Juína, Adalberto Gonçalves e o aspirante a oficial Robson Fernandes.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232123/visualizar/