Agricultores ocupam Fazenda Pitombeira, no agreste de Pernambuco
O coordenador disse que a ocupação integra a programação da Semana Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que teve início na última segunda-feira (9) e vai até o fim deste mês. “Nossa meta é atingir mais de 20 invasões a fazendas e engenhos improdutivos somente no estado, já que a reforma agrária não vem avançando”, afirmou.
Para Alexandre Conceição, a ocupação mais significativa do movimento este ano, em Pernambuco, ocorreu na madrugada de ontem (14), em Petrolina, no sertão. Duas mil famílias conseguiram montar acampamento de lona numa área de 33 mil hectares, de propriedade da União, onde está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) o projeto de irrigação Pontal Sul, empreendimento que conta com parceria do Banco Mundial.
As sete ocupações de áreas improdutivas, realizadas do início do mês até agora no estado, mobilizaram cerca de 4 mil famílias de agricultores. Dados do MST indicam que existem atualmente em Pernambuco 14 mil famílias de trabalhadores rurais assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e 18 mil acampados em barracos de lona.
Comentários