Aeronáutica culpa controladores por crise, diz jornal
Segundo o jornal, a informação fez com que Lula adiasse o processo de desmilitarização do controle do espaço aéreo enquanto não estiver seguro de que novos problemas nos aeroportos não voltarão a acontecer.
O governo temeria problemas durante os jogos Pan-americanos, que começam dia 13 de julho no Rio de Janeiro. Depois da paralisação do dia 30 de março, o evento seria a oportunidade de causar impacto ainda maior. No entanto, a hipótese é considerada improvável.
Lula teria dado a Saito o aval para agir conforme as normas militares. Para o comandante, nenhuma reivindicação deveria ser atendida no curto prazo e novos motins deveriam ser punidos com prisões em flagrante.
A pena para amotinados, de acordo com o Código Penal Militar, é de quatro a oito anos de detenção, com agravamento para os líderes, além de impossibilidade de voltar a qualquer setor do serviço público.
Para a Aeronáutica, os líderes do movimento do dia 30 de março seriam 120 dos cerca de 2,2 mil controladores existentes no País. Uma das formas de punição seria o remanejamento dos controladores para bases distantes ou torres de aeroportos pequenos.
Comentários