Tempestade mata cinco e cancela 300 vôos nos EUA
O governador do estado, Eliot Spitzer, afirmou que os danos em áreas litorâneas como Long Island podem ser os piores em 14 anos.
Os meteorologistas esperam ventos de cerca de 65 km/h, e uma elevação das águas que poderia oscilar entre um metro e um metro e meio.
Diante da possibilidade de que evacuações em Long Island sejam necessárias, Spitzer ordenou o posicionamento de 3.200 soldados da Guarda Nacional em regiões suscetíveis a inundações.
No interior, é esperada uma nevasca que, nas áreas mais elevadas do estado, nos Adirondacks (montanhas próximas ao Canadá), poderia chegar a 50 centímetros.
As chuvas se estendem hoje por toda a costa leste, desde a Flórida, no sul, até a Nova Inglaterra, no norte. Na Flórida e na Carolina do Sul, foram emitidos alertas sobre possíveis tornados, e, na faixa entre Virgínia e Nova York, avisos sobre possíveis inundações.
A tempestade, que continuará pelo menos até segunda-feira, deixou ao menos cinco mortos no meio oeste americano. Três deles em acidentes no Kansas, onde a neve chegou a 30 centímetros, e dois, no Texas.
Os meteorologistas acreditam que uma tempestade com essa força nesse período do ano é um fenômeno incomum, que só ocorre uma vez a cada 25 anos.
Comentários