MST faz quarta invasão de terra no sertão de PE
Cerca de 800 famílias participaram da ação, segundo a Polícia Militar. O MST classificou a invasão como "uma das maiores da história do Estado".
De acordo com a Polícia Militar, os sem-terra bloquearam o acesso ao projeto às 5h40. A situação era tranqüila no local. Cerca de 20 PMs acompanharam a movimentação e esperavam a Polícia Federal e um oficial de Justiça.
Foi a quarta invasão feita pelo MST em Pernambuco no chamado "abril vermelho". A área invadida, com mais de 33 mil hectares, abriga o Projeto Pontal, que pretende irrigar 7.700 hectares do sertão pernambucano.
De acordo com o MST, mais de 2.000 famílias que foram "expulsas na desapropriação das terras para o projeto" esperam há oito anos por assentamento.
Ainda segundo o movimento, há a informação de que as famílias deverão ser assentadas em áreas sem irrigação e com más condições para a agricultura.
A Folha não conseguiu localizar ontem nenhum representante da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), que dirige o projeto, para comentar o caso.
Segundo o MST, com a implantação do projeto, o rio São Francisco "beneficiará apenas poucas empresas do agronegócio."
Comentários