Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 14 de Abril de 2007 às 18:47

    Imprimir


Brasília - No estado do Mato Grosso, 1,5 mil famílias indígenas da etnia Xavante, dos municípios de Campinápolis, Nova Xavantina, Novo São Joaquim e Santo Antonio do Leste, terão incentivos do Programa Bolsa Família. Essas famílias vão receber entre R$ 15 e R$ 90 por criança, pois estão em condições de extrema pobreza.

A superintendente de Assistência Social do estado, Aline Christosolli, esteve em três aldeias próximas ao município de Campinápolis e constatou as dificuldades enfrentadas pelos índios. "A gente encontrou um estado de pobreza muito grande e deficiências das crianças na área de saúde, principalmente nessas aldeias" conta Aline.

O governo de Mato Grosso firmou convênio com a Universidade Federal do estado para que técnicos possam ir às aldeias e fazer o cadastramento dos indígenas no Programa Bolsa Família. Christosolli afirma que há questões culturais que dificultam a ação do programa, como o fato de as comunidades indígenas serem patriarcais.

"Para o trabalho de convencimento dessas famílias indígenas no município de Campinápolis e nos outros municípios que vão fazer parte do trabalho, a gente fez uma audiência publica, em que participaram somente os homens. Foi a primeira dificuldade que a gente encontrou porque as mulheres não saem da aldeia, então o que a gente teve que explicar para esses índios foi que o Programa Bolsa Família tem uma prioridade, que a mulher é chefe de família e que elas seriam cadastradas. E a questão do índio é ainda maior, porque um homem é casado geralmente com duas ou três mulheres no mínimo".

O programa ajuda famílias de baixa renda, por meio de um cadastro e condições como colocar a criança na escola e manter o cartão de vacinação em dia, por exemplo. Por enquanto, somente os municípios de Campinápolis, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Santo Antonio do Leste e Dourados recebem o beneficio.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232335/visualizar/