Após foto com brasileira, príncipe termina namoro
O anúncio da separação foi tomado como surpresa, já que a mídia local vinha especulando nos últimos meses sobre um possível noivado entre os dois.
Segundo o correspondente da BBC para assuntos reais Peter Hunt, William e Katie sofriam intensa pressão da mídia britânica desde que se conheceram na Universidade St Andrews, em 2001.
Acredita-se que que a mudança do príncipe para um acampamento militar no interior da Grã-Bretanha, enquanto a namorada continuava a viver em Londres, teria contribuído para o fim do namoro.
William, que se formou em dezembro na academia militar de Sandhurst, é oficial do Exército em uma divisão de cavalaria.
Segundo o tablóide The Sun, o casal não havia se encontrado mais do que uma vez por semana desde a mudança do príncipe, filho de Charles e Diana e neto da rainha Elizabeth 2ª.
Notícia surpreendente
Os porta-vozes da família real não fizeram comentários sobre a separação. Outro correspondente para assuntos reais da BBC, Nicholas Witchell, considerou a notícia surpreendente.
"É uma surpresa, porque (o namoro) parecia muito estável e firme", disse. "Podemos suspeitar, apesar de eu não saber se isso está absolutamente correto, de que é mais uma decisão dele do que dela", disse Witchell. "Ele disse no passado que ainda é muito jovem para casar", afirmou.
Katie Middleton vinha sofrendo com a constante atenção dos jornalistas nos últimos tempos. Em janeiro, quando ela completou 25 anos e os rumores sobre um possível noivado começaram a ficar mais intensos, uma multidão de paparazzi se formou em frente à sua casa.
No mesmo mês, a polícia teve de ser chamada para evitar que os fotógrafos chegassem muito perto do casal quando os dois saíam de um clube noturno em Londres.
No início deste mês, a agora ex-namorada do príncipe entrou com uma ação contra o tablóide Daily Mirror por causa de uma fotografia sua em close que o jornal publicou.
Comentários