Curso de vaqueiro já qualificou 30 trabalhadores
De acordo com o coordenador do projeto, José de Abreu, o treinamento no Município foi bastante produtivo e já gerou emprego para alguns dos participantes. “Dois alunos foram trabalhar em uma fazenda em Santa Cruz do Xingu e outro em uma propriedade da região mesmo”, contou.
Durante o curso de vaqueiro o aluno vai para o campo e se defronta com as mais variadas técnicas como artesanato em couro, manejo de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação, rastreabilidade e, até mesmo, ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos trabalhistas.
Outro aspecto interessante é a visita que os participantes fazem a frigoríficos das regiões onde são realizados os treinamentos. “A visita técnica faz parte do conteúdo do projeto. É de extrema importância que os alunos conheçam de perto como é feito o abate do gado, já que eles acompanham todas as etapas, desde o nascimento do bezerro”, frisou o coordenador.
O próximo curso de vaqueiro atenderá o município de Brasnorte. O treinamento inicia no dia 03 de maio. Logo em seguida iniciam os cursos de Doma Racional, que ensina o trabalhador do campo a lidar com cavalos, adquirindo resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias. O sistema envolve um método totalmente suave, sem o uso da violência com os animais.
Os treinamentos serão realizados nas cidades de Matupá, Alto Floresta, Canaã do Norte e Colíder.
Comentários