Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 13 de Abril de 2007 às 19:32

    Imprimir


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa na próxima segunda-feira (16.04), a coleta de dados para os censos 2007 - Censo Agropecuário e Contagem de População. Para marcar o início dos trabalhos o governador Blairo Maggi receberá no seu gabinete, no Palácio Paiaguás, às 9 horas, o chefe da unidade estadual do órgão em Mato Grosso, Delvaldo Benedito de Souza. Maggi será o primeiro cidadão mato-grossense a responder à pesquisa, que desta vez será feita por computador de mão. A substituição do tradicional questionário de papel pela máquina irá agilizar e aprimorar o processo.

No Estado de Mato Grosso, o IBGE estima visitar mais de 640 mil domicílios e mais de 143 mil estabelecimentos agropecuários. O Censo Agropecuário será o mais completo levantamento sobre o setor em onze anos - o último foi realizado em 1996. Serão investigados os 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários nos 5.564 municípios brasileiros. Serão pesquisadas empresas com atividades econômicas nos segmentos de agricultura, aqüicultura, pecuária, avicultura, apicultura, sericicultura, extração vegetal, silvicutura, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

A contagem da população é muito esperada pelos municípios, porque vai fornecer dados atuais para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Anualmente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão responsável pela realização do Censo Demográfico, divulga estatística populacional dos Municípios e o Tribunal de Contas da União, com base nessa estatística, publica no Diário Oficial da União os coeficientes dos Municípios. O fundo é uma transferência constitucional feita pela União. Composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados, a distribuição dos recursos é feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. O mínimo é de 0,6 para Municípios com até 10.188 habitantes, e, o máximo é 4,0 para aqueles acima 156 mil.

Para realizar a pesquisa de campo o IBGE contratou 2.150 servidores temporários e serão utilizados 2.014 computadores de mão que enviarão os dados em tempo real para as centrais do instituto. Os computadores equipados com GPS (Global Position System), para que os recenseadores se localizem na sua área de trabalho e captem as coordenadas geográficas de estabelecimentos e domicílios na zona rural vão possibilitar ainda que as correções sejam feitas ainda no ato da entrevista.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232475/visualizar/