Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 13 de Abril de 2007 às 13:54

    Imprimir


A Superintendência de Vigilância em Saúde divulgou nesta sexta-feira o número de notificações de casos de dengue em Mato Grosso. Até o momento, foram registrados 9.969 casos de contaminação. Destes, cinco foram confirmados como sendo de dengue hemorrágica. Três evoluíram para cura (Sinop, Lambari do Oeste e Barra do Bugres) e duas pessoas morreram (Primavera do Leste e Carlinda).

Segundo a coordenadora do Programa Estadual da Dengue, Maria de Lourdes Girardi,o resultado do exame laboratorial do Instituto Evandro Chagas/Belém, o caso da professora residente em Sinop, que foi a óbito, foi negativado para a dengue.

Criança

Estudos nacionais da epidemia apontam a circulação simultânea de três sorotipos (DN1, DN2, DN3) nos casos de dengue em crianças. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Conceição Villa, o Estado passa a subsidiar os municípios com Nota Técnica produzida pelo Ministério da Saúde. Dirigida aos médicos pediatras, na identificação da circulação dos três sorotipos .

A informação dirigida aos médicos pediatras tem a finalidade de reduzir a taxa de letalidade de dengue hemorrágica em crianças em todo país. Apesar de que em Mato Grosso não houve morte por dengue hemorrágica em crianças", diz Conceição.

O Ministério da Saúde pede que os médicos pediatras estabeleçam fluxos de notificação imediata e investigação oportuna de casos suspeitos de FHD em crianças.

Mato Grosso

A superintendente disse ainda que haverá um incremento na ação de capacitação de profissionais da área da Saúde. Esta ação vai ter inicio de 22 a 28 de Abril, em Cuiabá, onde serão chamados os profissionais da região Norte. Uma vez que os registros apontam um aumento de notificações nessa região.

Os municípios de Alta Floresta, Juína, Barra do Garças e Pontes e Lacerda serão os primeiros a serem contemplados com a capacitação de manejo clínico de pacientes de dengue. Nesta fase será aberto para médicos.

O objetivo é dar suporte aos protocolos clínicos no diagnóstico e tratamento da doença com a finalidade de reduzir a taxa da letalidade da dengue. Esta ação se estenderá a todas as regionais de Saúde do Estado.

Combate à dengue

A população deve procurar eliminar pratos de xaxim, enfeites e todo o tipo de objeto que possa acumular água; providenciar a limpeza de calhas, lajes e caixas d'água (sempre com tampa); remover entulhos, pneus e lixos em geral.

A população deve ficar atenta aos sintomas da dengue: febre, dor no corpo, dor nas articulações, dor no fundo dos olhos, náuseas, vômitos, manchas avermelhadas, podem indicar sintomas da dengue. Nesses casos busque imediatamente assistência médica para diagnóstico e tratamento, disse Conceição Villa.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232536/visualizar/