Proerd trabalha na prevenção de drogas em escolas de Tangará da Serra
A responsável pelo projeto no município, tenente Sara Cristina da Silva, informou que as aulas do Proerd funcionam através de uma parceria com Coordenadoria Geral do Programa de Cuiabá, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação (Semec). Ela diz ainda que a Semec fica responsável em enviar a lista das escolas, e o município confecciona as cartilhas informativas.
A tenente explica que um Policial Militar qualificado, deixa o trabalho das ruas e fica responsável pelas aulas do programa. “Atualmente quem ministra as aulas é o soldado Costa Campos, que visita as escolas fardado, com o auxílio do professor”, diz.
De acordo com a responsável pelo projeto, nos primeiros três meses o programa estará atendendo sete escolas. “Após este prazo o restante das escolas serão atendidas”, comenta Sara.
Para a tenente esta inserção da Polícia Militar dentro das escolas é muito importante pelo fato de que as crianças são orientadas sobre os malefícios da droga, antes de qualquer contato. “Aprendendo sobre as conseqüências das drogas nessa idade, quando mais velhos não se interessarão em conhecer e experimentar”, frisa.
Proerd- O programa tem por base o projeto Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), criado em 1983 nos Estados Unidos, hoje é desenvolvido em 58 países, e desde 2 002 em todos os Estados do Brasil. Ele chegou ao Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro e no Estado de São Paulo em 1993, através da Academia de Polícia Militar do Barro Branco de onde o programa expandiu-se para os demais Estados. Em Tangará da Serra o Proerd foi implantado em 2001.
Escolas atendidas pelo Proerd este ano são Sílvio Paternez, Joana D´Arc, José Nodari, Gentila Susin Muraro, Fábio Diniz Junqueira, Dom Bosco, Décio Burali, Ayrton Senna e Pedro Alberto Tayano.
Comentários (1) Faça um comentário