Aprosoja apresentou reivindicações ao ministro da Agricultura
O presidente da Aprosoja, Rui Prado disse que o encontro foi altamente produtivo. “Ele entendeu perfeitamente nossos problemas e deu encaminhamento aos nossos pedidos”, destacou o produtor.
Prado destaca como um dos pedidos mais importantes a imediata publicação da Medida Provisória que regulamenta o Fundo de Recebíveis do Agronegócio (FRA). O programa vai emprestar recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para que os produtores possam refinanciar as dívidas com as empresas privadas. Também foi solicitada a prorrogação de dívidas de investimento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Stephanes solicitou reunião urgente com o Ministério da Fazenda para tratar dos assuntos.
Os mecanismos de apoio à comercialização de soja, Programa de Equalização para o Produtor de Soja (Pepro) e Programa de Riso de Opção Privada (Prop) também foram colocados em discussão. Foram pedidos ajustes como, aumento no risco de base para compensar aumento no valor dos fretes e alteração nos avisos para contemplar soja na modalidade “a fixar”.
Stepahnes também ouviu os produtores sobre os problemas enfrentados por causa da falta de padronização da Classificação de Soja. O ministro convocou a assessoria jurídica do Mapa e solicitou agilidade na busca de solução para o problema.
A Aprosoja também apresentou as reivindicações estruturais, que garantirão a sustentabilidade do negócio soja. Foram apresentadas solicitações em relação ao seguro rural, infra-estrutura e logística, defesa sanitária e agroenergia. O encontro serviu para a Aprosoja apresentar sua estrutura e ações ao ministro que assumiu a pasta recentemente. Também participam da audiência o vice-presidente Sul José Nardes e o vice-presidente Oeste Glauber Silveira e o diretor executivo Marcelo Duarte.
Comentários