ANTT quer elevar total de usuários e baixar pedágio
Ele deu como exemplos de mudança duas praças de pedágio na Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. As novas praças, uma em cada sentido, estão localizadas na altura de Viúva Graça (Rio). De acordo com a ANTT, dos 794.000 veículos que trafegam pela Dutra diariamente, apenas 10% passam pelas unidades de pedágio e sustentam a manutenção da rodovia. Isso porque alguns trajetos mais curtos são feitos pelos usuários entre um ponto de cobrança e outro. Há ainda os desvios que alguns carros fazem para evitar os pontos de cobrança.
Segundo Resende, esses usuários, apesar de não pagarem pedágio, elevam o tráfego e utilizam serviços de socorro médico e atendimento mecânico, o que pesa nos custos. A divisão do total de custos em um universo maior possibilitaria uma redução tarifária.
A agência reguladora faz estudos também sobre a implantação de cobrança eletrônica por quilômetro nas rodovias federais privatizadas. A efetivação do plano, porém, depende de negociação com as concessionárias e a conclusão de avaliações técnicas.
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