Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 12 de Abril de 2007 às 19:12

    Imprimir


Num prazo de 60 dias, a TV Assembléia estará operando pelo canal aberto 30 UHF para Cuiabá e grande parte dos municípios da Baixada Cuiabana. A confirmação é do presidente da Comissão Permanente de Licitação da AL, Adilson Moreira da Silva, que se reuniu com empresários da Tecom Comunicações e a Linear Equipamentos Eletrônicos para avaliar o lance de tomada de preços das duas empresas.

Ao final, a Tecom venceu com a proposta de R$ 344.449 mil para um total de cinco lotes, contra a Linear, que apresentou o valor de R$ 401. 732 mil. A TVAL vai obter transmissor, antena, cabos, estabilizadores e enlace de microondas, além de outros, necessários para a abertura do seu sinal em UHF. “Teoricamente, até que se verifique a documentação, a Tecom é a vencedora”, disse Adilson, que acredita finalizar o processo nos próximos dias para que a empresa comece a fabricar os equipamentos que serão entregues à TVAL, até a segunda quinzena de maio deste ano. “Esta ação demonstra que o Poder Legislativo atua com total transparência em favor da sociedade”, disse o primeiro secretário José Riva (PP), ao ressaltar que a ampliação das atividades da TVAL significa um grande passo pela qualidade.

O presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo (PR), acredita que o modelo de TV pública dotado pelos parlamentares de Mato Grosso ajuda na governabilidade do estado. “Pela TV as pessoas terão como avaliar o trabalho parlamentar, sua rotina no legislativo e até mesmo fora, com as audiências públicas”, afirmou o deputado. Ele disse ainda que, a abertura da TVAL representa um novo conceito parlamentar no estado, que já vem sendo desempenhado por outras atividades em parceria com a sociedade.

A partir daí a programação da TVAL estará sendo testada em Cuiabá e várias cidades da Baixada Cuiabana. Segundo o secretário de Comunicação da Casa, Osmar Carvalho, o dinheiro está assegurado dentro do Orçamento Geral em exercício da Assembléia Legislativa. “Os recursos estão disponíveis dentro da previsão de gastos da receita do legislativo contemplando da TVAL para a aquisição de equipamentos”, disse Osmar. De acordo com Osmar, a TVAL vai gerar suas próprias transmissões como já faz pelo canal a cabo 16, só que ainda neste semestre, pelo canal aberto 30 em sistema de UHF, expandindo a programação legislativa para toda a sociedade mato-grossense. Entretanto, o canal 16 permanece com a programação a cabo para os assinantes.

A principio, a nova fase da TV AL terá alcance em Cuiabá e grande parte dos municípios da Baixada Cuiabana. “Trata-se de um momento importante para todos os cidadãos que terão acesso a uma programação educativa e pioneira no estado de Mato Grosso”, afirmou Osmar. O secretário destacou o empenho da atual Mesa Diretora da Assembléia Legislativa e de ex-gestores para a obtenção dos equipamentos que vão tornar o legislativo cada vez mais próximo da população, interagindo nas principais discussões sociais proporcionadas pelos Poderes Públicos na apreciação e votação de projetos relevantes para o Estado.“A Mesa Diretora tem lutado para que os trabalhos da Casa cheguem à população com qualidade e transparência”, completou Osmar.

Um dos precursores da iniciativa da TVAL, o secretário da TV AL, Wandelery de Oliveira, garantiu que nos próximos 60 dias, a emissora estará em fase de testes para todos os lares da capital e cidades adjacentes. “Mais uma vitória registrada nessa luta que estamos travando desde que colocamos no ar a TV do legislativo”, disse Wanderley.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232644/visualizar/