Unidades comprovam a expansão da inclusão digital em MT
Para o coordenador do projeto, César Vidotto, a expansão de unidades em Mato Grosso demonstra que a inclusão digital vem atingindo a população mais carente, democratizando o acesso às tecnologias da Informação. “Todos têm o direito de usufruir de tecnologias como a Internet. É isso que leva ao conhecimento e a verdadeira inclusão social”, destacou.
Os centros de inclusão digital são dotados de até dez computadores com acesso livre a Internet, um servidor, mesas, cadeiras, armários e todo material permanente utilizado. Todos os equipamentos disponibilizados para as salas implantadas este ano foram comprados com recursos do Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (FUPIS).
A previsão é de que até o final de 2007 sejam inauguradas unidades nos municípios de Rondonópolis, Guiratinga, Pedra Preta, Alto Taquari, Primavera do Leste, Dom Aquino, Campo Verde, Itiquira, Castanheira, Juína, Brasnorte, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Sapezal, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Querência e Santa Cruz do Xingu.
UNIDADE MÓVEL
A unidade móvel de inclusão digital veio como um reforço para o projeto. O ônibus, dotado com dez computadores interligados à internet, já atende o projeto Mutirão da Cidadania e as demais atividades itinerantes do Governo do Estado que requererem acesso à informática e à internet.
“Temos uma grande parcela da população do nosso Estado que nunca teve a oportunidade de acessar um computador e agora com o ônibus teremos condições de levar a informática para mais perto dos cidadãos, democratizando o acesso à inclusão digital e a iniciação em informática”, disse a secretária Terezinha Maggi.
Segundo dados atualizados do IBGE, apenas 10,14% da população do Estado têm acesso ao computador. A porcentagem das residências no Mato Grosso com acesso à internet cai para 7%.
Comentários