Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 12 de Abril de 2007 às 16:18

    Imprimir


Trocar a cor das paredes, comprar lâmpadas mais adequadas, usar mais o balde que a mangueira e deixar a roupa suja de molho antes de utilizar a máquina de lavar. A mudança de hábitos simples e diários pode reduzir os gastos mensais e contribuir, ainda, para a preservação dos recursos naturais. A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) dá dicas de como economizar água e energia elétrica, combatendo o desperdício dentro de casa.

Ligar lâmpadas em casa durante o dia é um grande desperdício, portanto aproveite ao máximo a luz do sol, abrindo portas, cortinas e janelas. Lâmpadas fluorescentes, compactas e circulares também contribuem na economia de energia elétrica. Além de consumir menos, essas lâmpadas frias duram mais que as quentes, principalmente em lugares onde a luz fica acesa por mais de quatro horas, como áreas e garagens. Para quem vai pintar a casa, vale lembrar que tetos e paredes de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial.

Antes de comprar eletrodomésticos, como fogão, geladeira, freezer ou microondas, por exemplo, não considere só o preço ou estética ao escolher o produto. Leve em conta sua eficiência, procurando o selo de certificação do Procel – Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica. Em casa, coloque o eletrodoméstico em local ventilado e longe de áreas expostas ao sol. Caso instale em armários embutidos ou paredes, deixe um espaço mínimo de 15 centímetros dos lados, acima e ao fundo do aparelho.

Atenção com os televisores, ar condicionado e aquecedores que geralmente ficam ligados mais do que necessário. Desligue a TV quando não estiver mais assistindo e o ar condicionado e aquecedor quando alcançar a temperatura satisfatória. Alguns desses eletrodomésticos possuem "timer" (temporizador) para que o aparelho desligue sozinho, ferramenta útil para aqueles que preferem dormir sem se preocupar em desligá-los. E antes da compra verifique, além da presença do selo do Procel, se o aparelho tem a capacidade exata para a sua necessidade.

O chuveiro elétrico e o ferro de passar são os vilões dos aparelhos que mais consomem energia. O ideal é acumular o maior número possível de roupas e passá-las de uma só vez, dando preferência as que exigem maior potência, podendo continuar o trabalho das mais leves com o ferro já desligado. Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30.

Água

Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito. Para detectá-los, desligue todas as torneiras e aparelhos que utilizem água (só não feche os registros na parede que alimentam as saídas de água) e anote o número indicado no hidrômetro (ou relógio de água), conferindo depois de algumas horas. Se houve alteração ou o círculo existente no meio do medidor (meia-lua, gravatinha, circunferência dentada) continua girando, há vazamento.

No banheiro, limite seus banhos em cinco minutos e feche a torneira enquanto se ensaboa. O mesmo vale ao se barbear e escovar dentes. Quando construir ou reformar, dê preferência as caixas de descarga no lugar das válvulas. No quintal, aproveite ao máximo a água das chuvas, armazenando-a em recipientes localizados na saída de calhas, por exemplo. Não regue as plantas em excesso nas horas quentes do dia ou em momentos com muito vento. Muita água será evaporada ou levada antes mesmo de atingir as raízes. Cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins também diminui a perda de água.

Já na cozinha, ao lavar a louça, use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem. Isso ajuda a soltar a sujeira. Depois, use água corrente somente para enxaguar. Se usar a máquina de lavar louça, ligue-a somente quando estiver com toda sua capacidade preenchida. Use também bacia para lavar frutas e verduras, deixando-as de molho com algumas gotas de vinagre ou hipoclorito.

Ao lavar o carro, use balde e não mangueira. Acumule o maior número de roupa suja possível antes de utilizar a máquina de lavar e deixe-as de molho por um tempo para melhor soltar a sujeira. Já ao limpar a calçada, use a vassoura para tirar a sujeira e não água. Depois, se quiser baixar a poeira, reutilize aquela água que sobrou no tanque ou a que armazenou na última chuva.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232670/visualizar/