Faixas de pedestres podem ficar mais altas
O projeto visa tornar o trânsito brasileiro mais seguro, reduzir os índices de atropelamentos, e ainda conscientizar o motorista para o respeito à preferência do pedestre. No País, 44% dos mortos em acidentes de trânsito, são em atropelamentos. Com cinco centímetros mais altas, as novas faixas proporcionam mais visibilidade para o condutor e ao pedestre.
"Quando o motorista passa pela primeira vez na faixa, ele vai leva um susto com a elevação. Por isso, vai causar um impacto e, conseqüentemente, a memorização dos locais", diz o deputado federal Eliene Lima.
O parlamentar afirma que as faixas vão fazer com que os motoristas reduzam com antecedência a velocidade dos veículos. "A idéia é que não exista nenhum atropelamento nas faixas, ou se não, muito pouco. Os índices de atrolepamento são grandes e isso tem que mudar", diz Eliene Lima.
Ele destaca uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Pelo estudo uma pessoa morre a cada 3,4 atropelamentos, e uma pessoa é atropelada a cada duas horas.
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