Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Abril de 2007 às 16:52
Por: Ubiratã Braga

    Imprimir


O presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), escritor Sebastião Carlos de Carvalho e o ocupante da cadeira de nº 8, poeta Moisés Martins, visitaram o deputado José Riva (PP), primeiro-secretário da Assembléia nesta terça-feira (10.04). Na pauta: agradecimento ao parlamentar pelas ações em favor da instituição e sobre a moção de congratulações aos membros da nova diretoria, eleita para o biênio 2007-2008.

“Viemos agradecer pelo seu apoio aos nossos projetos. E dizer também que reconhecemos seu extraordinário entusiasmo e empenho as causas culturais deste Mato Grosso”, disse o presidente ao deputado.

Da tribuna da AL (15 de março), Riva com trechos da propositura, disse ao pleno: “Parabéns a todos os imortais que compõem a atual Academia Mato-grossense de Letras. Faço votos de uma profícua gestão, e transmito, neste ato, minhas cordiais saudações aos novos membros empossados. Não poderia deixar de prestar-lhes minhas sinceras homenagens, relembrando também daqueles que fizeram da academia um referencial da cultura mato-grossense”.

Nesta reunião o presidente da AML revelou sua intenção de promover concursos literários em âmbito estadual. Segundo ele, no Mato Grosso, existem vários talentos que não encontram oportunidade de expor suas obras ao conhecimento público. “Precisamos fomentar uma política que possa contemplar este nicho perdido”, ressalta Sebastião Carlos.

Ele disse, ainda, da sua pretensão em estabelecer um planejamento das atividades em parceria com as instituições pública e privada de ensino, com os poderes e com a todas as classes histórico-culturais. Segundo ele há uma idéia de reeditar antigas crônicas, contos e poesias. “Seria importante republicarmos obras que marcaram precisos períodos para nossa historia cultural”, explicou.

Riva, por sua vez, fez referencia a fragilidade de se encontrar informações sobre a historia deste Estado e se prontificou a continuar contribuindo no sentido de fomentar políticas para este segmento. “Lembro de quando encontramos o Instituto Memória na Rua Barão de Melgaço e conseguimos reestruturá-lo dentro da Assembléia. Encontramos naquela época a ata da instalação da primeira reunião do parlamento jogado às traças. Hoje este documento está salvo e pode ser visto aqui nesta Casa”, destacou Riva e completou: “Tudo o que tivermos condições de fazer estaremos prontos ao atendimento”.

Nesta reunião o poeta Moisés Martins propôs ao deputado Riva a instituição de Agentes de Cultura nos municípios. O parlamentar se prontificou a abraçar esta iniciativa.





Fonte: Assessoria de Gabinete

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232779/visualizar/