Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Abril de 2007 às 07:50

    Imprimir


Nesta terça-feira (10) Mato Grosso registrou mais um caso de dengue hemorrágica e, desta vez, com a morte da vítima. Poliana Leite Pereira (22) morreu às 9h de hoje no Hospital Regional de Rondonópolis.

A vítima morava na cidade de Primavera do Leste e deu entrada no Hospital Regional na madrugada do dia 6 de abril, sexta-feira da semana passada. Poliana sentiu-se mal pela primeira vez no dia 31 de março. Após a segunda consulta no Pronto Atendimento de Primavera do Leste, ela foi encaminhada com urgência para Rondonópolis. Poliana estava internada na UTI do hospital.

O corpo de Poliana será velado e sepultado em Poxoréu, município onde nasceu e vivem os pais dela.

Com este caso de Rondonópolis, sobe para cinco o número de casos de dengue hemorrágica registrados este ano. O número de mortes também passa para duas.

Foi registrado um caso em Lambari d'Oeste, onde o paciente foi curado; um em Sinop, onde o paciente também foi curado; um em Barra do Bugres, com cura; e um em Carlinda, com morte, no início de março.

Números da dengue em Mato Grosso

O número de notificações da dengue nesse primeiro trimestre é de 9.088 casos registrados em todo Mato Grosso. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da dengue, Maria de Lourdes Girardi, os casos notificados nesse primeiro trimestre seguem o mesmo padrão de notificações dos anos anteriores entre 2005 e 2006, onde o Estado notificou em média 13.500 casos por ano.

A tendência é reduzir o número de notificações pela mudança do clima (redução do volume de chuvas) fator predominante na reprodução do mosquito. "O Estado continua monitorando os 141 municípios através da Vigilância Epidemiológica e Ambiental. Em muitos municípios ainda estão sendo feitos os trabalhos de bloqueio através da nebulização com bomba costal motorizada no controle do mosquito adulto. Também vem monitorando as ações de rotina na prevenção e controle através das atividades de supervisão", disse a coordenadora.

Os municípios da região Norte ainda são os que mais apresentam casos de notificações e requerem mais cuidados. Sinop registrou 665 casos notificados de dengue e teve o registro de um caso suspeito de dengue hemorrágica, cujo paciente foi a óbito e que ainda está sob investigação. O segundo caso de FHD registrado em Sinop evoluiu para a cura.

Quanto aos casos de dengue hemorrágica, além desse sob investigação em Sinop e aqueles confirmados em Lambari do Oeste, Sinop e Barra do Bugres, com cura, um em Carlinda e outro hoje, em Rondonópolis, também com morte, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) investigava também um sétimo caso, suspeito da doença, em Juara. Mas hoje a SES confirmou que está descartada a possibilidade de dengue hemorrágica em Juara. Todos os exames deram negativos. O que houve foi um caso de dengue comum, que evoluiu para complicações, mas que não chegou ao diagnóstico de dengue hemorrágica.

Portanto, até o momento em Mato Grosso, foram confirmados cinco casos de dengue hemorrágica, com duas mortes. Um sexto caso permanece sob investigação.

Sorriso

O município de Sorriso registrou este ano, 511 casos notificados; Alta Floresta 392 casos; Barra do Bugres (médio norte) 333 casos notificados; Tangará da Serra (médio norte) 370 casos.

Já os municípios que estão apresentando maior número de notificações ao Noroeste do Estado são: Juína com 373 casos notificados; Campo Novo dos Parecis com 316 casos; Cotriguaçu 180 registros e Aripuanã 141 casos.

Região oeste

Já na região Oeste do Estado os municípios de Pontes e Lacerda notificou 425 casos; Cáceres 310 casos; Araputanga 296 casos; Mirassol do Oeste 163 casos e Figueirópolis do Oeste 151 casos.

A coordenadora explicou ainda que a execução das ações de vigilância em saúde nessas regiões estão intensificadas dentro do que se propõe no plano de contingência no enfrentamento a doença. O trabalho de conscientização também tem sido intenso.





Fonte: TV Centro América

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232904/visualizar/