Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 11 de Abril de 2007 às 03:20

    Imprimir


A Presidência do Timor Leste será decidida em segundo turno, depois que nenhum dos candidatos conseguiu o mínimo de 50% dos votos nas eleições de segunda-feira, de acordo com os resultados preliminares divulgados hoje. O resultado oficial do primeiro turno será divulgado no dia 19 de abril e os dois candidatos se enfrentarão no próximo dia 8 de março.

Com mais de 70% dos votos apurados, o atual primeiro-ministro, José Ramos Horta, segue à frente de seus adversários, com 21,75% da preferência dos eleitores, anunciou o porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional, o sacerdote Martinho Gusmão.

Em segundo lugar aparece o candidato do Partido Democrático, Fernando Araujo, com 21,73%, seguido pelo líder do governamental Fretilin, Francisco Guterres, com 21,39%.

Independentemente da realização de um segundo turno, as eleições legislativas deverão acontecer em junho ou julho, quando será conhecido o novo primeiro-ministro.

O Fretilin, o partido que liderou a luta pela independência da Indonésia, conta com um maior número de simpatizantes nas áreas rurais, mas sofreu um certo desgaste político em Díli, após os violentos fatos de meados de 2006.

Violência A onda de violência começou após a ordem de Mari Alkatiri, então primeiro-ministro, de expulsar cerca de 600 militares que tinham declarado greve para denunciar o nepotismo no Exército.

Os expulsos começaram então uma série de manifestações em Díli que foram reprimidas pelas forças da ordem, o que gerou uma espiral de violência que provocou a morte de cerca de 30 pessoas e o abandono de seus lares de mais de cem mil.

A crise diminuiu, em parte, após a renúncia de Alkatiri, que foi substituído por Ramos Horta, um aliado do atual presidente, Xanana Gusmão.

O pleito de segunda-feira transcorreu sem incidentes violentos e foi supervisado por observadores tanto nacionais como internacionais, e vigiado por soldados da ONU, da Nova Zelândia e da Austrália.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232924/visualizar/