Agricultores do MST invadem área no agreste de Pernambuco
Por volta das 10h, cerca de 200 famílias participaram de uma invasão a uma fazenda em Bonito (a 132 km de Recife). De acordo com a Polícia Militar, não houve conflito durante a invasão.
Essa é a nona propriedade invadida em Pernambuco --e a primeira liderada pelo MST-- desde o mês passado, quando foi iniciada a "jornada nacional". As outras oito foram realizadas pela Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar).
Segundo o MST, estão sendo programadas novas invasões a propriedades do Estado.
No Piauí, cerca de 200 manifestantes --parte deles ligada ao MST, à Pastoral da Terra e ao Comitê Gestor do Cinturão Verde de Teresina-- entraram ontem, por volta das 11h, no Palácio de Karnak, sede do governo do Estado.
Com a ausência do governador Wellington Dias (PT), que estava em reunião em Brasília, um grupo de 30 pessoas foi recebido pelo secretário de Governo, Merlong Solano Nogueira.
Os manifestantes pleiteavam a aceleração da reforma agrária no Estado e a troca de secretários de governo. O grupo entregou ao secretário um documento, intitulado "Projeto Sustentável de Desenvolvimento Rural", com seis diretrizes para a sua elaboração, como reforma agrária, sustentabilidade e gestão ambiental.
Às 13h30, o palácio de Karnak foi desocupado sob a condição de os manifestantes serem recebidos hoje, às 10h30, pelo governador.
Comentários