Programa integrado de sistema agropecuário é lançado pelo Mapa
Com o objetivo de desenvolver um sistema agropecuário sustentável e econômico, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou o Programa Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural (Pisacoop). A iniciativa faz parte do Programa Território da Cidadania, do Governo Federal e já está sendo implantado em Cantuquiriguaçu (PR) e na Transamazônica (PA).
O Programa criado dentro do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Denacoop/SDC/Mapa) visa, entre outras coisas, à redução das desigualdades sociais e o desenvolvimento econômico das regiões por meio de sistemas de produção sustentáveis. A Agricultura de Precisão - que utiliza novas ferramentas e tecnologias aplicadas - é um dos sistemas empregados.
O Pisacoop tem como base de sustentação a Indicação Geográfica, infraestrutura, logística e o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e seus arranjos produtivos, dentre outros. “Esses são os pilares de sustentação do Programa. Queremos levar a consciência de cooperativismo aos produtores, apresentá-los novas tecnologias e capacitá-los”, disse o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.
A região do Cantuquiriguaçu, no Paraná, é composta por 20 municípios e possui uma área de aproximadamente 14 mil quilômetros. A população total é de 232.546 habitantes, dos quais 107.473 vivem na área rural, desse total, 21.184 são agricultores familiares. Autoridades do Mapa devem retornar em maio ao território, para darem continuidade às ações do Pisacoop.
Já o território da Transamazônica, no Pará, abrange uma área de aproximadamente 252 mil quilometros e é composto por 10 municípios. A população total do território é de 340.056 habitantes. Desses, 154.179 vivem na área rural e 17.411 são agricultores familiares.
São quatro etapas fundamentais para o desenvolvimento do programa: Implantação de Unidades Comparativas (UC), capacitação e treinamento, implantação do projeto piloto e elaboração do marco referencial. No caso de Cantuquiriguaçu, as ações tiveram inicio em março deste ano, com a primeira reunião sobre o Projeto. Esses trabalhos envolvem o Governo Federal, estado, municípios e toda a sociedade organizada. “Cada um precisa dar sua contribuição. Fazem parte do processo, as Universidade Federais, as escolas agrícolas, escolas de extensão rural, sindicatos, cooperativas e associações”, ressaltou Caio Rocha.
Saiba mais
O Pisacoop teve início em dezembro de 2012 no estado do Pará por meio de reunião com diversas lideranças do Território de Cidadania da Transamazônica. Atualmente está em fase de formalização o Comitê Técnico Gestor e a construção de um plano de trabalho participativo. Além do desenvolvimento sustentável na Amazônia, o Pisacoop no Território de Cidadania da Transamazônica trabalha com comunidades situadas em regiões de impacto da construção da usina de Belo Monte. Uma das prioridades de políticas públicas do Governo Federal.
Comentários