Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Abril de 2007 às 13:07

    Imprimir


A gestão pública de Mato Grosso foi elogiada na manhã desta segunda-feira (09.04), no hotel De ville, em Cuiabá, pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), João Carlos Gonçalves Ribeiro, durante a abertura do encontro de técnicos de planejamento que precede a realização do 29º Fórum Nacional de Secretários de Planejamento, com início previsto para as 14h30, no mesmo local.

Na opinião de João Carlos Ribeiro, a realização do fórum de secretários é uma oportunidade de se discutir a redefinição do Pacto Federativo e o próprio Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o PPA 2008-2011, no entanto é uma oportunidade também de ressaltar as ações na área de gestão no Estado de Mato Grosso.

“Eu acho excepcional o que o governador Blairo Maggi vem fazendo aqui em Mato Grosso em termos de gestão pública. Nós temos acompanhado bastante esse trabalho e parabenizo o secretário Yênes e a Secretaria de Planejamento, que vem criando uma série de novidades em gestão. Nós temos dificuldades de recursos, dificuldades da própria localização geográfica, então, não só os governantes, como os secretários têm que ter muita criatividade e é o que temos visto aqui em Mato Grosso. O governador Blairo Maggi transformou Mato Grosso num Estado extremamente produtivo, cheio de oportunidades e é isso que todos os Estados têm que ter: muita criatividade e aproveitar o momento que o país está vivendo”, enfatizou.

João Carlos Ribeiro destacou a eficiência do Governo do Estado no desenvolvimento de mecanismos que aprimoraram a gestão reduzindo os gastos da máquina pública como forma de ampliar e melhorar os serviços destinados ao cidadão. Entre os avanços em termos de gestão deverão ser expostas no encontro; o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan), programa baseado no Sigplan, cedido pelo Governo Federal, e que o Estado implantou com o objetivo de aprimorar a gestão e melhorar a prestação de serviço à sociedade.

Com a execução do Fiplan, o Governo busca melhor gerenciamento da execução orçamentária do Estado, unificando vários procedimentos da elaboração orçamentária e seu controle por todas as secretarias do Estado. Dessa forma, Mato Grosso conta com um banco de dados único, que auxilia no controle interno dos gastos e no acompanhamento da execução daquilo que foi planejado, gerando automaticamente as principais prestações de contas que deve fazer.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233202/visualizar/