Calouros da UFMT vão ganhar recepção cultural
A iniciativa é da Pró-Reitoria de Vivência Acadêmica e Social (Provivas) e dos movimentos estudantis Panamby e REC e do jornal O Javanês. A proposta, segundo Marilda Matsubara, pró-reitora da Provivas, é promover uma semana de calouros diferente, apresentando alternativas culturais e sociais para o trote tradicional, que muitas vezes marcado pela violência.
Tendo como tema central "Um Convite à Diversidade", a semana dos calouros deste ano buscará oferecer aos estudantes momentos de integração através de atividades acadêmicas e culturais, tais como oficinas de repicagem de mudas, de malabares alternativos, de confecção de fantoches, de grafite, entre outras. Também estão programadas atividades que despertem para questões ambientais e sociais, a exemplo da campanha de doação de medula óssea com ônibus do Hemocentro, e da "Ciranda Falada", que trabalha com temas como movimentos ecológicos e vivência universitária. Saraus, feiras de artesanato, shows e mostras variadas completam a extensa programação.
Encerrando o evento, no dia 13, sexta-feira, acontecerá uma aula magna com o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida Filho, que falará sobre a universidade pública e os desafios atuais.
A programação detalhada da Semana Integrada do Calouro pode ser conferida no site www.ufmt.br no link eventos.
Comentários