Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 08 de Abril de 2007 às 01:38

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sido avisado em novembro de 2006 sobre as condições precárias do tráfego aéreo no País pela Federação Internacional das Associações dos Controladores de Tráfego Aéreo (Ifatca). Segundo a Folha de S.Paulo, o documento interno lista os problemas que foram verificados em uma vistoria geral do Cindacta-1 (Brasília) em outubro do ano passado por causa do acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy que deixou 154 mortos em 29 de setembro de 2006.

Na lista de problemas apontadas pela federação estão: o baixo nível de segurança do sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro, o despreparo e sobrecarga de trabalho dos controladores, equipamentos defasados, além da precariedade do sistema de gerenciamento de freqüência de rádio.

Os resultados foram enviados, em caráter confidencial, para a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e para a Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linhas Aéreas (Ifalpa).

Uma carta foi enviada ao presidente Lula no dia 9 de novembro de 2006. Nela, é oferecida assessoria e consultoria para auxiliar o governo na construção de um marco institucional novo, mais transparente e seguro. Não houve resposta do Palácio do Planalto.

O texto não detalha a questão militar, mas comenta que a hierarquia e problemas internos de relacionamento entre Cindactas e Comando da Aeronáutica não permitiam o diagnóstico de problemas e o encaminhamento de melhorias.

O Comando da Aeronáutica não quis comentar os problemas apontados no relatório da Ifatca, mas afirmou que a entidade não tem autoridade ou competência para realizar relatórios ou vistorias de sistemas de controle aéreo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233359/visualizar/