Lula teria avisado sobre problemas aéreos
Na lista de problemas apontadas pela federação estão: o baixo nível de segurança do sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro, o despreparo e sobrecarga de trabalho dos controladores, equipamentos defasados, além da precariedade do sistema de gerenciamento de freqüência de rádio.
Os resultados foram enviados, em caráter confidencial, para a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e para a Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linhas Aéreas (Ifalpa).
Uma carta foi enviada ao presidente Lula no dia 9 de novembro de 2006. Nela, é oferecida assessoria e consultoria para auxiliar o governo na construção de um marco institucional novo, mais transparente e seguro. Não houve resposta do Palácio do Planalto.
O texto não detalha a questão militar, mas comenta que a hierarquia e problemas internos de relacionamento entre Cindactas e Comando da Aeronáutica não permitiam o diagnóstico de problemas e o encaminhamento de melhorias.
O Comando da Aeronáutica não quis comentar os problemas apontados no relatório da Ifatca, mas afirmou que a entidade não tem autoridade ou competência para realizar relatórios ou vistorias de sistemas de controle aéreo.
Comentários