Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 06 de Abril de 2007 às 16:01

    Imprimir


Os cerca de 1.600 soldados do Exército que compõem o grupo formado para fazer a segurança do papa Bento 16 durante sua visita a Aparecida (167 km de São Paulo), em maio, vão dispor durante a operação de armamentos como fuzis e revólveres, além de armas não letais como bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

A informação foi dada ontem durante entrevista na 12ª Brigada de Infantaria Leve do Exército, em Caçapava, cidade próxima a Aparecida. A unidade militar é a responsável por coordenar as ações da Operação Arcanjo, como foi batizado o esquema de segurança para a visita do papa.

No total, ela contará com 3.500 homens, incluindo as polícias Federal, Militar, Civil e Rodoviária, bombeiros e guardas municipais. A expectativa é que pelo menos 400 mil pessoas acompanhem a passagem do pontífice pela região, que acontece entre os dias 11 e 13 de maio. O papa chega ao país no dia 9. Desembarca em São Paulo.

O comandante da 12ª Brigada e coordenador da operação, general Floriano Peixoto Vieira Neto, informou que o uso de detectores de metal está entre as medidas de segurança para a visita. Além disso, a vai contar com especialistas em explosivos, atiradores de elite e militares à paisana.

A segurança pessoal de Bento 16 vai ser feita por agentes vindos de Roma e por policiais federais brasileiros. Ao Exército caberá a vigilância nos locais que vão ser visitados pelo papa, como a basílica de Aparecida e a Fazenda da Esperança, na cidade vizinha de Guaratinguetá, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos.

Também vai ser responsabilidade do Exército a segurança de Bento 16 nos deslocamentos entre o Seminário Bom Jesus, onde ele ficará hospedado, e esses locais. "Onde o papa estiver, a segurança naquela área e naquele momento será reforçada", disse Neto.





Fonte: Agência Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233452/visualizar/