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Economia
Quinta - 05 de Abril de 2007 às 09:06
Por: Marcondes Maciel

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A três dias da Páscoa, os estoques de ovos e chocolates, nos supermercados, já estão quase pela metade. Este ano, os consumidores decidiram antecipar às compras e a previsão é de que, se a procura continuar intensa, poderá faltar o produto já no sábado.

De acordo com a Associação dos Supermercadistas do Estado (Asmat), apesar dos supermercados terem se prevenido com certa antecedência este ano, o volume de estoques já começa a preocupar.

“Os consumidores também decidiram não deixar para a última hora, como ocorria todos os anos. Para nós está sendo uma surpresa”, diz o presidente da Asmat, Altair Magalhães.

Ele acredita que se o ritmo de procura por chocolates for mantido, na rede de supermercados Modelo, por exemplo, o produto poderá estar esgotado antes de sábado. “Este ano o consumo surpreendeu. Será bem maior do que no ano passado”, estima.

No Modelo, algumas variedades já estão em falta, como o Sonho de Valsa, Barbie e os chocolates com brinquedos. “Não há tempo para repor o estoque. Se os consumidores deixarem para a última hora poderão não encontrar ovos nos supermercados com as marcas favoritas”. Este ano o Modelo comprou 10% a mais do que no ano passado e, mesmo assim, os produtos podem faltar.

Em 2006 o Modelo comprou 9,8 mil caixas (média de 12 unidades) e, este ano, aumentou os pedidos para 10,8 mil caixas. Até agora a rede já vendeu 40% do estoque de chocolates e ovos.

A Asmat estima que o consumo na Grande Cuiabá este ano ficará em torno de 30 mil caixas de ovos, 360 mil unidades.

No ano passado, apesar do bom desempenho no período da Páscoa, os supermercados da Grande Cuiabá que não conseguiram vender todos os ovos de chocolate tiveram que fazer promoções para desovar os estoques.

CONSUMO - “Nessa época a população praticamente dobra seu consumo de chocolate, principalmente nos três dias que antecedem o domingo de Páscoa”, diz um funcionário do Supermercado Big Lar, revelando que os estoques sofreram uma “baixa” de 35% nesta semana.

No Supermercado Comper, os estoques ainda estão “sob controle”, mas há expectativa de que o consumo este ano será bem maior. “Estamos notando o interesse dos consumidores em comprar o produto logo. Vamos aguardar para saber se este consumo está sendo antecipado para a Páscoa ou se o consumidor voltará ao supermercado para comprar mais”, disse um funcionário da rede.

“Além da exclusividade de produtos, os supermercados aumentaram a variedade de marcas, preços e a quantidade de chocolates nas lojas”, diz o presidente da Asmat, Altair Magalhães.

De acordo com ele, pelo menos 15 novos lançamentos foram feitos pelas indústrias este ano, com novos personagens e atrativos para o público infantil.

PREÇOS - Nos supermercados, os preços variam de acordo com o tamanho do chocolate e a marca do produto. O ovo mais barato, pesando 300 gramas, pode ser encontrado por até R$ 3,99. O mais caro é o de 800 gramas, que está sendo vendido por até R$ 47,90.





Fonte: Diário de Cuiabá

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