Inglaterra instala na rua câmeras de segurança que falam
Em 2006, 12 câmeras com auto-falantes foram instaladas a Middlesbrough, no nordeste da Inlgaterra. As autoridades afirmam que os resultados foram positivos. "As comunidades locais estão cansadas da sujeira e das pessoas que danificam suas propriedades. Todos pagamos as taxas e no final das contas somos nós que pagamos quando uma propriedade pública é destruída", afirmou o ministro.
Reid declarou que a medida será aplicada em dois quarteirões de Londres, Southwark (sul) e Barking and Dagenham (leste), e outras 20 cidades inglesas. O custo total do projeto será de 500 mil libras esterlinas (cerca de R$ 2 milhões).
O ministro acrescentou que será lançado em breve um concurso nas escolas fundamentais para estabelecer quem emprestará a própria voz para gravar as mensagens que serão veiculadas pelas câmeras.
Calcula-se que existem 4,2 milhões de câmeras na Grã Bretanha, uma média de 15 habitantes por câmera. Um estudo da Comissão pela Informação, um órgão independente que defende o respeito à privacidade, estima que o Reino Unido está para se tornar "uma sociedade sob estreita vigilância".
Comentários