Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Abril de 2007 às 17:41
Por: João Carlos M. Caldeira

    Imprimir


O ano não é por acaso, em 2019 Cuiabá completará 300 anos de existência, de história, lutas e conquistas. Como estará nossa capital? Qual será sua população? Ainda terá o título de cidade verde? Estará ainda entre as mais violentas do país? Estará ela sendo governada por algum apresentador de televisão?

Prefiro acreditar que estaremos morando numa cidade moderna sem perder sua identidade; numa cidade onde o desenvolvimento econômico não será maior que o coração das pessoas; numa cidade que ostentará o título de verde, amarela, azul e branca.

Fecho os olhos e consigo enxergar as dezenas de parques, bosques e áreas de preservação, onde a população poderá caminhar, correr, brincar e se divertir livremente.

Vejo também que abrigará algumas dezenas de espaços destinados à cultura e à preservação da identidade de nossa gente, o Museu de História, o Museu da Comunicação, o Museu de Cera, o Museu do Artesanato, do Pantanal, da Imagem e do Som, entre outros.

Será a capital cultural da região Centro Oeste do país, referência nacional para a arte popular, para a música, dança, teatro, artesanato e não somente como a capital financeira e política de Mato Grosso.

Numa área próxima à Avenida Rubens de Mendonça, com cerca de 600 hectares, serão erguidos diversas atrações que farão de Cuiabá, uma metrópole da alegria e do turismo. Um planetário de grande dimensão, Cinema 180° e um globo gigante, simbolizando o planeta terra, serão as grandes atrações futuristas.

Ainda nos 600 hectares, serão instaladas várias áreas temáticas, como o Circuito da Diversão, com inúmeros bares e casas noturnas; o Circuito Gastronômico que ofereça ao mundo a diversidade da culinária de nossa terra; o Circuito da Dança; o Circuito Olímpico e o Circuito Hípico.

Um grande estacionamento dará suporte ao mega empreendimento. Além disso, um Business Center, uma Rua 24 horas, uma Torre em homenagem ao Marechal Rondon e a praça dos Folguedos, onde as apresentações dos grupos de dança (Siriri, Cururu, Roda, Quadrilha, Ciranda, Forró, etc) serão atrações permanentes.

Cuiabá será a maior exportadora de álcool e biodiesel do país! Os olhos do mundo todo, da China ao Afeganistão, do Alasca à Argentina, da Austrália ao golfo Pérsico, todos estarão interessados na maior commoditie ambiental energética da terra.

Parece um sonho? Parece megalomaníaco? Seria uma divagação surreal? Tudo o que você acabou de ler, todas as sugestões, idéias e atrativos turísticos culturais, fazem parte de um projeto ¨Pensar a Cuiabá do Futuro: 300 anos¨, de autoria do advogado, cônsul, gourmet e empreendedor Geraldo Antônio Mendes da Silva.

Visionário e apaixonado por Cuiabá, Geraldo Mendes foi além do que qualquer um de nós poderia sonhar, planejar e idealizar para Cuiabá. Muito mais que um punhado de idéias num pedaço de papel, o projeto contempla várias sugestões práticas, financeiras e logísticas para se construir a capital de nossos sonhos, para nossos filhos, netos e bisnetos.

João Carlos M. Caldeira

Empresário, jornalista e professor universitário.

E-mai: joaocmc@terra.com.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233710/visualizar/