Como será Cuiabá em 2019?
Prefiro acreditar que estaremos morando numa cidade moderna sem perder sua identidade; numa cidade onde o desenvolvimento econômico não será maior que o coração das pessoas; numa cidade que ostentará o título de verde, amarela, azul e branca.
Fecho os olhos e consigo enxergar as dezenas de parques, bosques e áreas de preservação, onde a população poderá caminhar, correr, brincar e se divertir livremente.
Vejo também que abrigará algumas dezenas de espaços destinados à cultura e à preservação da identidade de nossa gente, o Museu de História, o Museu da Comunicação, o Museu de Cera, o Museu do Artesanato, do Pantanal, da Imagem e do Som, entre outros.
Será a capital cultural da região Centro Oeste do país, referência nacional para a arte popular, para a música, dança, teatro, artesanato e não somente como a capital financeira e política de Mato Grosso.
Numa área próxima à Avenida Rubens de Mendonça, com cerca de 600 hectares, serão erguidos diversas atrações que farão de Cuiabá, uma metrópole da alegria e do turismo. Um planetário de grande dimensão, Cinema 180° e um globo gigante, simbolizando o planeta terra, serão as grandes atrações futuristas.
Ainda nos 600 hectares, serão instaladas várias áreas temáticas, como o Circuito da Diversão, com inúmeros bares e casas noturnas; o Circuito Gastronômico que ofereça ao mundo a diversidade da culinária de nossa terra; o Circuito da Dança; o Circuito Olímpico e o Circuito Hípico.
Um grande estacionamento dará suporte ao mega empreendimento. Além disso, um Business Center, uma Rua 24 horas, uma Torre em homenagem ao Marechal Rondon e a praça dos Folguedos, onde as apresentações dos grupos de dança (Siriri, Cururu, Roda, Quadrilha, Ciranda, Forró, etc) serão atrações permanentes.
Cuiabá será a maior exportadora de álcool e biodiesel do país! Os olhos do mundo todo, da China ao Afeganistão, do Alasca à Argentina, da Austrália ao golfo Pérsico, todos estarão interessados na maior commoditie ambiental energética da terra.
Parece um sonho? Parece megalomaníaco? Seria uma divagação surreal? Tudo o que você acabou de ler, todas as sugestões, idéias e atrativos turísticos culturais, fazem parte de um projeto ¨Pensar a Cuiabá do Futuro: 300 anos¨, de autoria do advogado, cônsul, gourmet e empreendedor Geraldo Antônio Mendes da Silva.
Visionário e apaixonado por Cuiabá, Geraldo Mendes foi além do que qualquer um de nós poderia sonhar, planejar e idealizar para Cuiabá. Muito mais que um punhado de idéias num pedaço de papel, o projeto contempla várias sugestões práticas, financeiras e logísticas para se construir a capital de nossos sonhos, para nossos filhos, netos e bisnetos.
João Carlos M. Caldeira
Empresário, jornalista e professor universitário.
E-mai: joaocmc@terra.com.br
Comentários