Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 03 de Abril de 2007 às 02:27

    Imprimir


As autoridades chinesas se preparam para aumentar a velocidade média de seus trens para 250 km/h nos melhores trechos de sua rede ferroviária, a maior do mundo, informou hoje a imprensa estatal chinesa.

O novo aumento de velocidade entrará em vigor o próximo dia 18.

O Ministério de Ferrovias da China iniciou ontem os testes prévios ao sexto aumento de velocidade dos trens chineses em dez anos, já que o primeiro aconteceu em 1997, quando a média de velocidade era de 60 km/h.

Os trens de passageiros com uma velocidade meia de 200 km/h ou superior serão submetidos a provas durante vários dias nos trajetos entre Pequim (nordeste) e Xangai (este), e entre Pequim e Cantão (sul).

Nas rotas Pequim-Harbin (nordeste), Pequim-Xangai e Pequim-Cantão a velocidade média será, após o aumento, de 200 km/h, enquanto em outros trechos chegará a 250 km/h, o limite das ferrovias internacionais.

Com este aumento, se poderá aumentar a capacidade de passageiros em 18% e sua capacidade de carga em 12%, segundo prevê o Ministério.

O problema é, segundo fontes do setor, que esses limites de velocidade requerem padrões de segurança mais altos e, portanto, um trabalho de modernização de vias e trens.

No dia 28 de fevereiro descarrilaram no oeste do país, em Xinjiang, 22 vagões por causa do forte vento, o que causou a morte de três passageiros e ferimentos em outros 34.

O governo destinou um gigantesco investimento de US$ 190 bilhões ano passado para ampliar a rede ferroviária chinesa dos atuais 74 mil km para 90 mil em 2010 e 100 mil antes de 2020.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234008/visualizar/