Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 02 de Abril de 2007 às 23:04

    Imprimir


O presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP), disse em entrevista ao site do PT que cabe ao STF (Supremo Tribunal Federal) decidir sobre a instalação da CPI do Apagão Aéreo. Na semana passada, o ministro do STF Celso de Mello deferiu liminar para a oposição mandando desarquivar a CPI. No entanto, ele deixou a decisão sobre a instalação para o plenário do STF, que deve avaliar o assunto entre o final de abril e o começo de maio.

"A questão de a CPI existir ou não é uma questão que compete ao Supremo Tribunal Federal. O Poder Legislativo já tomou sua decisão por maioria e entendeu que a proposição não tinha fato determinado para ocorrer nos moldes como foi proposta pelos parlamentares que a assinaram", disse ele para o site do PT.

Berzoini afirmou ainda que o episódio de sexta-feira confirma a tese da base governista que não é necessário instalar a CPI do Apagão Aéreo --requerida pela oposição.

"Sobre os eventos deste final de semana, acho que eles refletem e reforçam a desnecessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Por quê? Porque, de certa forma, as causas já estão claras. Há uma insatisfação salarial e funcional dos controladores de vôo, que são parte civis e parte, militares", afirmou ele ao site do PT.

Ele também criticou a paralisação deflagrada na sexta-feira pelos controladores de tráfego aéreo, em Brasília. O movimento ganhou adesão de controladores de outras regiões do país e praticamente paralisou o tráfego aéreo nacional.

"Falo com tranqüilidade porque sou sindicalista, portanto, defendo o direito de greve, mas até o direito de greve tem que ser limitado às questões de segurança da população."

Na sexta-feira, cerca de 200 profissionais do Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), que tem sede em Brasília (DF), aderiram ao movimento. A greve começou por volta das 17h, quando os controladores começaram a aumentar o intervalo entre as decolagens. Às 18h40, as decolagens deixaram de ser autorizadas --exceções para ambulâncias aéreas, emergências ou vôos de autoridades federais.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234024/visualizar/