Quantidade exportada no primeiro bimestre sobe 7,1%
De acordo com o secretário, o comportamento no primeiro bimestre mostra que o fraco aumento na quantidade em 2007 foi "um ponto fora da curva". Para ele, o crescimento maior na quantidade exportada dá maior tranqüilidade em relação à sustentabilidade do saldo comercial no longo prazo, já que os preços são voláteis.
Meziat destacou que esse é um dado positivo porque aumento na quantidade significa efetivamente elevação na produção e, conseqüentemente, mais geração de emprego. Apesar da evolução dos preços das exportações brasileiras ser mais concentrada em commodities, ele destacou que os produtos básicos têm registrado aumento na quantidade vendida. Produtos
Informando dados do primeiro trimestre, o secretário disse que as exportações de álcool subiram 56,2% em quantidade e 33,4% em preços na comparação com igual período do ano anterior. As exportações de café avançaram 19,1% em quantidade e 12,3% em preços. Açúcar em bruto teve expansão de 9,8% em quantidade e 8% em preços, enquanto açúcar refinado teve alta de 50,7% em quantidade e caiu 3,2% em preços.
A quantidade exportada de calçados recuou 11,9% em quantidade, mas os preços subiram 11,2%. As exportações têxteis tiveram alta de 5,8% em quantidade e 0,6% em preços. Minério de ferro subiu 7,9% em quantidade e 10,6% em preços. Móveis cresceram 11% em quantidade e 5,4% em preços.
Comentários