Lula reúne novo ministério; PAC será tema central
O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) deverá ser o tema central do encontro. Além de discutir o programa, Lula deverá fazer um balanço dos quatro primeiros anos de governo.
O presidente também deverá pedir empenho dos partidos que apóiam o governo para evitar a CPI do Apagão Aéreo.
A base aliada do governo na Câmara, no entanto, já se articula para lotear a comissão na hipótese de o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) seguir a decisão do ministro Celso de Mello favorável à instalação da CPI. Os governistas devem controlar 16 das 24 vagas da comissão, enquanto a oposição poderá indicar oito deputados.
Nos bastidores, o PT trabalha para ficar com a relatoria da CPI. O cargo é considerado mais importante que a própria presidência da comissão, uma vez que cabe ao relator dar o parecer final sobre as investigações. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) é cotado para assumir a relatoria da CPI.
Já a oposição vai tentar assumir a presidência da comissão. Os indicados devem ser os deputados Otávio Leite (PSDB-RJ) e Vanderlei Macris (PSDB-SP), signatários do requerimento que pediu a abertura da CPI.
Comentários