Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 31 de Março de 2007 às 10:58

    Imprimir


Motoristas, lixeiros e garis da Qualix Serviços Ambientais entraram em greve e denunciam dois gerentes da empresa por assédio moral. É inédito em Mato Grosso que uma categoria profissional decide paralisar as atividades em protesto contra esse tipo de crime. A Qualix é contratada da Prefeitura de Cuiabá para efetuar a coleta de lixo.

A categoria realizou uma manifestação, próximo à sede da empresa, na avenida Beira Rio. Cerca de 400 toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas na Capital no primeiro dia de paralisação, que não tem prazo para terminar.

O diretor do Sindicato dos Motoristas Rodoviários do Transporte, João Batista de Souza, afirma que os trabalhadores só voltam ao serviço se os dois gerentes forem afastados dos cargos. Souza afirma que os lixeiros são constantemente humilhados em público quando retornam das ruas para a empresa. Os gerentes têm o hábito de chamá-los de sujos, fedidos, além de colocarem apelidos, principalmente, nos lixeiros.

A redução no quadro de funcionários e no período para efetuar a coleta nos bairros também são motivos de descontentamento. Souza destaca que a empresa reduziu o número de lixeiros por itinerário e obriga os motoristas a percorrerem o trajeto em menor tempo. Cada equipe de coleta circula cerca de 150 quilômetros por dia.

O diretor de Operações Urbanas da Prefeitura de Cuiabá, Clever Costa Leite, afirma ter notificado a Qualix, para que 30% dos funcionários voltassem às ruas para coletar o lixo. Caso a notificação não seja cumprida, a prefeitura descontará, em dinheiro, os dias não trabalhados pela empresa.

O diretor da Qualix, Roberto Moraes Júnior, foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas desligou e não atendeu mais o telefone celular ao saber que era de um veículo de comunicação.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234320/visualizar/