Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 30 de Março de 2007 às 14:58

    Imprimir


Um estudo feito pelo instituto Poynter, desenvolvedor de um dispositivo chamado EyeTrack07, desmentiu o mito famoso de que leitores de mídias online teriam problemas de atenção e tenderiam a não ler artigos e textos até o fim. De acordo com revista Editor & Publisher, ao contrário do que se imaginava, leitores online lêem aproximadamente 77% do artigo, comparado a 62% em jornais e 57% em tablóides.

O site TechDirt atribui a leitura incompleta nos jornais aos textos cortados e às chamadas de primeira página para ler o restante em outra página, o que interrompe o fluxo de leitura. É neste ponto que simplesmente desiste a maioria das pessoas não habituadas a ler notícias.

Uma explicação do estudo foi dada no site do próprio instituto, que citou que foram testados cerca de 600 leitores, dos quais 70% diziam ler notícias impressas e online cerca de quatro vezes por semana. Através de sessões de leitura de 15 minutos e do dispositivo EyeTrack07, uma espécie de óculos com uma câmera, foi possível mapear em detalhe o ritmo de leitura, bem como a maneira como o leitor chega a determinada página, além de quais elementos visualiza primeiro. As informações coletadas serviram para elaborar um relatório que poderá ajudar aos meios de comunicação a repensar a estrutura atualmente utilizada para apresentar textos.

Outro dado interessante é que aproximadamente dois terços dos leitores online leram completamente os textos que escolheram ler. O estudo ainda dividiu os leitores entre dois grupos, os metódicos, que lêem o texto completamente, sem passar os olhos por outras partes; e os leitores "examinadores", que procuram pelas páginas, lêem manchetes e outros elementos mostrados, sem se preocupar muito com o texto.

Cerca de 75% dos leitores de impressos costumam ser do tipo "metódico", enquanto os leitores online se dividiram pela metade, entre metódicos e examinadores. As histórias contadas sem a narrativa convencional dos jornais também foram capazes de informar melhor aos leitores dos fatos, dado obtido através de um questionário e da comparação entre seis tipos de escrita diferenciados do mesmo artigo.

Planejada há mais de um ano, a análise quanto ao movimento dos olhos dos leitores foi completada recentemente, mas o projeto ainda não está terminado e continua em andamento, com mais descobertas a serem reveladas até o fim de 2007. Os achados desta primeira etapa serão divulgados em uma conferência chamada "EyeTrack07 - Discover Its Power" ("EyeTrack07 - Descubra seu poder") entre os dias 10 e 12 de abril do corrente ano.

Um vídeo da apresentação das descobertas, em inglês, pode ser acessado através do atalho dtmurl.com/a1z.





Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234426/visualizar/