Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 30 de Março de 2007 às 00:39

    Imprimir


Os Estados Unidos abandonarão seu posto de vigilância contra o tráfico de drogas na base militar de Manta, no oeste do Equador, se o governo equatoriano não renovar, em novembro de 2009, o convênio para seu uso, informou hoje a embaixadora americana no país, Linda Jewell.

"Se em novembro de 2009 o governo equatoriano não quiser renovar o tratado, vamos sair de Manta", afirmou a diplomata. Ela disse que para os EUA "o importante é continuar trabalhando" com o Equador na luta contra o narcotráfico.

O convênio da base de Manta foi assinado em 1999 e é alvo de críticas por parte de amplos setores da sociedade equatoriana. O presidente do país, o esquerdista Rafael Correa, tem dito que não renovará o tratado em novembro de 2009.

Jewell esclareceu que a decisão é do Equador e não vai interferir na posição do Congresso americano sobre uma possível extensão das preferências tarifárias concedidas aos países andinos como compensação pela luta contra as drogas.

A embaixadora americana defendeu o diálogo entre os dois países, para obter "um resultado positivo para o Equador" no tema das preferências tarifárias.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234468/visualizar/