Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 29 de Março de 2007 às 13:42

    Imprimir


A posse dos cinco novos ministros do governo Lula trouxe de volta ao Palácio do Planalto o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e a senadora Roseana Sarney (MA). Os dois lideram o grupo dos senadores que vinha demonstrando insatisfação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ele ter privilegiado os deputados em detrimento dos senadores do partido na reforma ministerial.

Renan e Roseana não estiveram na última posse --quando assumiram os ministros da Agricultura, Saúde e Turismo. A ausência, na ocasião, foi proposital. Mas ontem os dois grupos selaram as pazes num jantar na casa da senadora.

A Folha Online apurou que o presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP), e Renan ensaiaram uma reaproximação. Os dois não se falavam desde o acirramento da disputa pelo comando do partido. Chegaram à conclusão que o PMDB ganha mais se as duas alas se unirem.

A Folha Online apurou que os dois grupos fizeram um pacto para que um não avance nos cargos de segundo escalão do outro. Com isso, Temer se comprometeu a não levar adiante a tentativa dos deputados de tomarem a Transpreto do ex-senador Sérgio Machado (PMDB-CE).

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), disse que o jantar cumpriu seu objetivo de aparar as arestas. "Está tudo redondo, acabou a crise", afirmou.

O encontro de ontem foi uma preparação para um jantar que as bancadas do PMDB na Câmara e no Senado pretendem oferecer para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião seria nesta semana, mas foi adiado para depois do feriado da Semana Santa devido à agenda do presidente.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234538/visualizar/