Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 29 de Março de 2007 às 08:54

    Imprimir


Mulheres que são relativamente jovens quando entram na menopausa têm mais chances de apresentar câncer de bexiga, segundo um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram os fatores associados a esse tipo de câncer em um estudo com mais de 37 mil mulheres que tinham entre 55 e 69 anos, em Iowa.

As mulheres não apresentavam câncer em 1986 e foram acompanhadas até 2003. Durante esse período, 192 mulheres foram diagnosticadas com câncer de bexiga por volta dos 73 anos. Após fatores como idade e fumo, os dados mostraram que as chances de uma mulher ter câncer de bexiga aumentam à medida que a idade em que começa a menopausa diminui.

O índice de casos de câncer de bexiga foi 32% maior nas mulheres que alcançaram a menopausa entre os 43 e 47 anos, se comparado com as mulheres que chegaram à menopausa a partir dos 48 anos. O risco de ter a doença foi 60% maior nas mulheres que atingiram a menopausa antes dos 42 anos.

Segundo os pesquisadores, o resultado do estudo sugere que a queda nos níveis de estrogênio após a menopausa "levaria a um aumento no número de infecções do trato urinário associadas ao câncer de bexiga", disse Anna Prizment, que liderou o estudo.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234594/visualizar/