Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Março de 2007 às 14:10
Por: Sinézio Alcântara

    Imprimir


O governo está otimista quanto a atuação de sua nova equipe de segurança pública. O governador em exercício, Silval Barbosa, afirmou que o índice de criminalidade vem reduzindo significamente nos últimos dias em todo o Estado. "A criminalidade está diminuindo gradativamente. O número de homicídios no mês de março é de 40% a menos que em relação a fevereiro".

A afirmação foi feita, na terça-feira, durante a inauguração do Centro Integrado de Segurança e Cidadania de Cáceres - CISC. O governador admite que o número do efetivo da Polícia Militar não é suficiente para atender as necessidades e, principalmente, para garantir a segurança população, mas assegura que está buscando meios para solucionar o problema.

"Sabemos que o efetivo disponível da polícia é muito pouco. Mas estamos fazendo uma reestruturação para sanar essa questão", disse.

Comandante-geral da PMMT, coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa, observou que a melhor aplicação e de forma eficiente do policial, já reflete diretamente na queda da violência, principalmente em Cuiabá e Várzea Grande. "Não é motivo para se comemorar porque não se comemora crimes. Mas, em menos de 3 meses já apreendemos 201 armas de fogo e, até hoje (terça-feira) foram registrados, no mês de março, apenas 12 homicídios em Cuiabá e Várzea Grande, contra 39 em janeiro e 26 em fevereiro, numa redução equivalente a 40% em comparação de um mês para o outro", observou.

O coronel Adaildon reafirmou a proposta de reforçar ainda mais o policiamento na área de fronteira. Disse que para fortalecer ainda mais as ações do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) estará enviando para o grupo mais 40 novos policiais. Entre eles, quatro capitães e cinco tenentes. E, apesar de realizar mudança no comando do grupo não poupou elogios ao major Airton Siqueira, atual coordenador.

"O major Siqueira Júnior realiza um excelente trabalho. Estamos realizando a mudança porque o cargo de comando da corporação é função de coronel. Mas a nossa intenção é mantê-lo no grupo", garante. O trabalho de combate a criminalidade desempenhado pelo major Siqueira é reconhecido em toda região. Pelo lado brasileiro, os moradores da faixa de fronteira, asseguram a segurança e tranqüilidade. "O trabalho desempenhado pelo Gefron, no comando do major Siqueira, nos dá segurança e tranqüilidade", testemunha o comerciante Edno Júnior, proprietário da "Pousada Jauru", no distrito do Limão.

Por outro lado, o rigor da fiscalização, levou os bolivianos a reclamarem junto ao governador em exercício Silva Barbosa. Carlos Crespo, presidente do Comitê Cívico de San Matias, pediu a interferência do governo do Estado, na terça-feira, no sentido de encontrar alternativas para amenizar a situação, porque segundo ele, a economia local está de mal a pior.





Fonte: Cáceres

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234714/visualizar/